Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais 70 centros para crianças com transtorno mental

Irene Lôbo/ABr - 11 de outubro de 2003 - 07:43

As crianças e os adolescentes brasileiros que sofrem de transtornos mentais ganharão mais setenta Centros de Atenção Psicossocial, unidades de atendimento intensivo e diário aos portadores de sofrimento psíquico grave que fogem do modelo usual de internação. A medida foi anunciada hoje, Dia Mundial de Saúde Mental, pelo ministro da Saúde, Humberto Costa, que também instalou um Fórum Nacional Permanente de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.

Os Centros de Atenção Psicossocial serão implantados até o dezembro de 2004 em 23 estados brasileiros. Atualmente existem 36 unidades em funcionamento que atendem a um público de 11.367 crianças e adolescentes. A estimativa é de que mais 31,5 mil crianças sejam atendidas nos novos. Para isso, o ministério enviará aos estados a quantia de R$ 13,38 milhões.

A Federação Mundial de Saúde Mental estima que de 10% a 20% da população de crianças e adolescentes sofram de transtornos mentais, sendo que entre 3% e 4% necessitam de tratamento intensivo. Os principais transtornos mentais que atingem essa população são os transtornos de ansiedade, psicoses infantis, deficiência mental, autismo e os transtornos causados pelo uso de álcool e drogas.

O tratamento é feito por meio de psicoterapia individual ou de grupo, sem a prescrição de remédios, ou com o uso de fármacos se estes forem indicados por médicos psiquiatras. A participação da família no tratamento também é muito importante, segundo alerta do professor de psicologia da Universidade de Brasília (UnB), Aderson Costa. Para ele, umas das principais causa do aumento dos transtornos mentais em jovem são as condições ambientais, a vida com maior nível de stress e preocupação e o excesso de atividades na rotina das crianças.

O ministro Humberto Costa lembrou que a área da saúde mental também é marcada por estigmas e pela exclusão econômica, social e cultural das pessoas que sofrem algum transtorno. O problema se torna mais dramático quando atinge crianças e jovens: “Se há um tema que traz de componente de dor em si, mais até do que o problema da saúde mental de um modo geral, é o problema da saúde mental de crianças e adolescentes. É muito importante que nós possamos estar trazendo nesse momento esse debate para a sociedade procurando dar uma resposta à esse drama”, afirmou.

De Volta Para Casa - Em agosto deste ano, o presidente Lula sancionou um projeto de lei que criou o Auxílio Reabilitação Psicossocial. Pelo projeto, pessoas que passam longos períodos internadas em unidades psiquiátricas recebem um salário mínimo por mês durante um ano até que ocorra a reintegração completa à sociedade. O auxílio, que deverá atingir duas mil pessoas até o fim deste ano, faz parte do programa De Volta Para Casa, estratégia do governo federal para estimular a assistência extra-hospitalar, característica da política de saúde mental que vem sendo adotada no país.

SIGA-NOS NO Google News