Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Magistrados e jornalistas discutem linguagem

Agência Brasil - 25 de setembro de 2003 - 09:19

Pela segunda vez no país, advogados e jornalistas de vários pontos do Brasil estarão reunidos, a partir de hoje, em torno da discussão sobre a necessidade de se simplificar a linguagem jurídica.

Até amanhã (26), ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadores e juízes federais, desembargadores e juízes de Direito, assessores de Imprensa dos tribunais superiores e do Judiciário em geral, advogados, jornalistas e estudantes de direito e de jornalismo participam no Recife do "Seminário Nacional Direito e Imprensa: Desencontros de Linguagem", que acontecerá no Salão do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF/5ª). no Cais do Apolo.

O encontro será aberto pelo ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, em seu encerramento, falará o vice-presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, que também é jornalista, com passagem por redações de vários grandes jornais do país.

A presidente do TRF/5ª, desembargadora federal Margarida Cantarelli, responsável pela realização do evento, defende a necessidade de se pôr fim ao excesso de termos jurídicos nas peças processuais, como forma de levar o Judiciário a ser melhor compreendido pela sociedade.

O primeiro encontro foi promovido pelo STJ, há três anos. Agora é a vez do TRF/5ª retomar a discussão. Na abertura o ministro Gilson Dipp falará sobre "A União da Justiça com a Imprensa em torno do interesse público". O conferencista é ministro do STJ e presidente da Comissão Especial para estudo de combate aos crimes de lavagem de dinheiro.

Além de Gilson Dipp e Edson Vidigal, estarão em Pernambuco o ministro Francisco Falcão, também do STJ e a professora Hélide Campos, da Unip de Sorocaba/SP, especialista em Linguagem Jurídica, além dos desembargadores federais do TRF/5ª Lázaro Guimarães, Paulo Gadelha e Luiz Alberto Gurgel, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Og Marques Fernandes e os jornalistas Marcelo Cordeiro (Chefe da Comunicação Social do STJ), Belisa Ribeiro (Jornal do Brasil/Brasília), Josemar Gimenes (Correio Braziliense /Brasília), Layrce de Lima (Valor Econômico/Brasília), Márcio Chaer (Consultor Jurídico/SP) e Percival de Souza (TV Record/SP).

Dos debates participarão ainda os jornalistas Henrique Barbosa (editor-geral da Folha de Pernambuco), Joezil Barros (diretor-superintendente do Diário de Pernambuco), Ivanildo Sampaio (diretor de redação do Jornal do Commercio), Marisa Gibson (diretora regional da Gazeta Mercantil/Nordeste) e Jô Mazzarollo (diretora de jornalismo da Rede Globo/Nordeste).

As informações são do site do STJ.

SIGA-NOS NO Google News