Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Kemp: respeito e tratamento para usuários de drogas

Maria Matheus - 19 de setembro de 2003 - 08:52

"Vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa. Está na hora de desenvolvermos uma política neste país em que todas as pessoas - índios e brancos, homens e mulheres, usuários ou não - sejam respeitadas como seres humanos", disse o deputado Pedro Kemp (PT), propositor da audiência pública sobre Redução de Danos e direitos dos usuários de drogas, realizada ontem na Assembléia Legislativa. "O usuário é muitas vezes confundido com traficante. O traficante está envolvido em uma rede criminosa, o usuário, por sua vez, é vítima, é paciente. Precisa de respeito e tratamento adequado", explicou.

Kemp parabenizou as entidades que atendem os usuários de drogas e falou da importância do estado também oferecer uma rede de serviços públicos para dar apoio aos usuários e seus familiares. O parlamentar pretende discutir, durante a audiência, um projeto de sua autoria que estabelece que o usuário de drogas tem direito a tratamento que respeite sua dignidade e permita-lhe reinserção social, direito a não sofrer discriminação em campanhas contra as drogas, a ter acesso pleno à saúde e a ser informado de todas as etapas, desconfortos, riscos, efeitos colaterais e benefícios do tratamento.

Participaram do evento o diretor do centro de Tratamento e atendimento aos usuários de drogas e professor da Universidade Federal da Bahia, Dr. Tarcísio Andrade, o presidente do Conselho Estadual Anti-drogras, Cel. Paulo Isolí, a representante do Ministério da saúde, Carla Silveira, o autor do projeto que resultou na Lei estadual de Redução de danos, Sandro Fabi, a representante da secretaria de estado de Saúde, Telma Regina, o representante do Ministério Público, Sérgio Harfouche, o coordenador do Projeto Mescla Latina, Fernado Cruz e o deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PL).

SIGA-NOS NO Google News