Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ipasgo alerta para os atendimentos autorizados durante a pandemia

Catorze especialidades e serviços estão autorizados, assim como os de urgência e emergência, em qualquer área, incluindo pediatria

Governo de Goiás - 14 de abril de 2020 - 15:20

Ipasgo alerta para os atendimentos autorizados durante a pandemia

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo de Goiás, o plano de assistência suspendeu temporariamente as realizações de cirurgias e procedimentos de caráter eletivos em sua rede credenciada.

Assim como o Ipasgo, os demais planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) também tomaram decisões similares, que têm como objetivo aumentar a disponibilidade de leitos nos hospitais para atender aos casos de internação em função da pandemia do novo coronavírus e casos gerais de urgência e emergência.

Além disso, a medida reduz aglomerações nas unidades de saúde e, consequentemente, os canais de proliferação do vírus. O presidente do Ipasgo, Silvio Fernandes, diz que é importante que todos tenham clareza de que o Estado de Goiás e o Brasil estão enfrentando o coronavírus, uma pandemia sem precedentes na história da humanidade neste século.

Segundo ele, as cirurgias e serviços eletivos não têm caráter de urgência e podem ser agendados sem provocar prejuízos. "Neste momento a prioridade para o plano de assistência, cuja adesão é facultativa, é garantir que os usuários que, por ventura tenham a contaminação pelo coronavírus, recebam o atendimento adequado".

Neste período, somente serão efetivados procedimentos e cirurgias que tenham riscos e necessidades comprovados. O retorno dos atendimentos eletivos dependerá da evolução dos casos em nosso Estado.

As alterações, que têm como objetivos garantir mais segurança aos usuários e leitos de internações aos casos da Covid-19, não afetaram os atendimentos para gestantes, que estão em fase de período pré-natal ou com partos agendados; pacientes oncológicos, doentes crônicos, tratamentos continuados, revisões pós-operatórias, controle da dor e disfunções orgânicas, diagnóstico e terapias em oncologia, psiquiatria e aqueles tratamentos cuja não realização ou interrupção coloque em risco o paciente.

Em caso de dúvidas, os usuários do Ipasgo podem acessar o teleatendimento 24 horas pelo 0800 62 1919.
Ao total, 14 especialidades e serviços estão autorizados, assim como atendimentos de urgência e emergência, em qualquer área, incluindo pediatria.

Confira a lista de atendimentos:

1. Psicologia
2. Psiquiatria
3. Ginecologia e Obstetrícia (acompanhamento obstétrico)
4. Atendimentos referentes a revisão de cirurgias
5. Oncologia
6. Neurocirurgia
7. Neurologia
8. Cardiologia
9. Colonoscopia terapêutica
10. Endoscopia terapêutica
11. Infectologia
12. Pneumologia
13. Gastroenterologia
14. Coloproctologia

Exames

O Ipasgo informa que a execução de qualquer tipo de exames está autorizada, durante este período em que a administração pública estadual atua para controlar o avanço do coronavírus em Goiás.

Os atendimentos serão executados desde que a solicitação do exame já tenha sido cadastrada pelo profissional médico no sistema Ipasgo e liberada pela auditoria.

SIGA-NOS NO Google News