Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Intempéries climáticas frustram expectativas de safra recorde do milho em MS

Mesmo com aumento na área plantada, colheita não deve ultrapassar 6,285 milhões de toneladas.

Campo Grande News - 28 de julho de 2021 - 13:51

Intempéries climáticas frustram expectativas de safra recorde do milho em MS
De acordo com a Semagro, mais de 56% da safra já foi comercializada (Foto: Divulgação) - Campo Grande News

A safra do milho 2020/2021 em Mato Grosso do Sul, não deve atingir o recorde projetado para o ano. De acordo com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), era esperado um volume superior a 9 milhões de toneladas, o que representa 5,7% a mais em relação à safra do ano passado.

Mesmo com aumento de 2,003 milhões de hectares na área plantada, a estimativa foi recalculada para 6,285 milhões de toneladas. A estiagem na fase de desenvolvimento das plantas, em seguida chuvas de granizo e uma forte geada no momento em que as espigas começavam a granar derrubaram a previsão inicial de produtividade.

Apesar da frustração, até o fim da semana passada a colheita do grão avançou 4,1% nas lavouras de Mato Grosso do Sul.  Como as espigas estão maduras, as geadas previstas os próximos dias não devem afetar a produtividade.

De acordo com o boletim Siga, (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), coordenado pela Semagro, cerca de 56,60% da colheita estão vendidos, porém, devido as intempéries climáticas, as lavouras não vão entregar o volume estimado, e em alguns casos será necessário renegociar os contratos.

A diminuição na colheita do grão terá em toda cadeia econômica que usa o milho e seus derivados, como granjas de suínos e aves, que precisam trazer o produto de fora para suprir a falta no mercado interno. No auge da safra do ano passado, a saca de 60 quilos do milho estava cotada em média a R$ 27,00. Nesse ano já ultrapassa R$ 88,00.

SIGA-NOS NO Google News