Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inmet vai monitorar o tempo de hora em hora

Ivan Richard/ABr - 29 de maio de 2006 - 17:00

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai ampliar nos próximos meses o sistema de monitoramento do tempo e do clima. Em quatro meses, devem ser instaladas 145 novas Estações Meteorológicas de Observação de Superfície Automática. Até 2007, 490 unidades desse tipo estarão em funcionamento.

Com isso, a transmissão de dados meteorológicos passará a ocorrer de hora em hora. Atualmente, o instituto possui 390 estações, das quais 320 operadas manualmente e 70 automatizadas. As estações operadas manualmente só permitem a transmissão de informações três vezes por dia, a cada oito horas.

"Com as estações automatizadas, a informação chega, o satélite transmite e diretamente está na Internet. Vamos ter uma cobertura muito maior, mais densa. O planejamento agrícola ganha muito porque você tem mais informação", explica o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antônio Divino Moura.

Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 50 milhões no processo de modernização. Com as estações automáticas, as intenções de plantio, por exemplo, poderão ser embasadas em informações precisas da possibilidade de chuva ou seca em um determinado período.

"Nas operações de curto prazo, o monitoramento é substancial para saber a umidade, chuva, vento. A seca que aconteceu em 2005 [e afetou principalmente os estados do Sul] poderia ser melhor monitorada com uma rede desse tipo", exemplifica Moura.

"O cidadão comum vai ganhar uma informação meteorológica muito mais precisa e vai ter muito mais segurança no seu trabalho. O sistema de alerta para desastres naturais estará mais bem implementado. É uma mudança completa na filosofia de cessão de dados da instituição."

Desde o dia 23 de março, a população pode ter acesso, de graça, a todas as informações climáticas apuradas pelo Inmet. Os interessados devem acessar a página do instituto na Internet: www.inmet.gov.br.

O Inmet é o instituto de meteorologia usado pelo Cassilândianews.

SIGA-NOS NO Google News