Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Informações sobre escolas públicas estão na Internet

Agência Popular - 09 de outubro de 2003 - 16:12

Desde o início desta semana, pais, alunos, professores e comunidade em geral já podem acompanhar pela internet informações educacionais de 180 mil escolas públicas da educação básica. Trata-se de um novo sistema, o Dataescolabrasil, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Os dados, disponíveis por unidade de ensino, podem ser acessados pelos endereços www.dataescolabrasil.inep.gov.br e www.inep.gov.br.

O sistema foi lançado pelo Ministro da Educação Cristovam Buarque e pelo presidente do Inep, Luiz Araújo. Para o ministro, a tarefa do Ministério é mobilizar as famílias, oferecendo as informações para que qualquer pessoa possa fiscalizar a escola. "Precisamos ser cobrados para que possamos fazer as correções necessárias".

No Dataescolabrasil, o interessado vai encontrar informações sobre o número de alunos matriculados, de turmas e de funções docentes para cada nível de ensino existente na escola. Também estão disponíveis dados sobre instalações, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, e que informam se o estabelecimento conta com energia elétrica, esgoto, coleta de lixo e água.

Poderão, ainda, ser conhecidos os equipamentos de suporte pedagógico disponíveis, como microcomputador, televisão e acesso à Internet. Do mesmo modo, está informada a participação da escola nos programas do Livro Didático, Merenda, Transporte Escolar, TV Escola, Dinheiro Direto na Escola e Proinfo.

O sistema permite que qualquer pessoa conheça alguns dos principais indicadores educacionais da escola e possa acompanhar o rendimento dos alunos. Foram disponibilizados no site, para este fim, as taxas de aprovação, reprovação e abandono, além do atraso escolar, número de alunos por turma e horas de aula por dia.

O presidente do Inep disse que o objetivo é enriquecer o instrumento de pesquisa. Há um projeto para que sejam incluídos no Dataescolabrasil os dados referentes aos recursos que são repassados aos estabelecimentos de ensino por meio de programas como o Dinheiro Direto na Escola, do governo federal".


Escolas poderão divulgar projetos

Além de prestar informações, o sistema possui um espaço próprio para que as escolas divulguem a realização e participação em projetos de interesse da coletividade. Segundo José Marcelino Resende Pinto, diretor de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, esta opção de interatividade pretende estabelecer um diálogo do Inep com os estabelecimentos de ensino e, principalmente, entre eles. "É importante que as escolas possam expor suas atividades, trocar experiências e, se for o caso, introduzir novas práticas e programas já desenvolvidos em outros locais", afirma.

Inep/MEC

SIGA-NOS NO Google News