Geral
IBGE divulga estudo sobre as pequenas empresas
O Cadastro Central de Empresas 2001, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 44% das empresas industriais, comerciais e de serviços de pequeno porte tinham até cinco anos de idade. De acordo com o IBGE, as pequenas empresas têm mais dificuldade de se manter em atividade no mercado, o que justifica a alta taxa de rotatividade.
Muitas das empresas criadas ao longo de 2001 são constituídas de um homem só. São empresas que trabalham basicamente utilizando a força de trabalho do próprio dono, aquele que está buscando em seu próprio negócio uma alternativa para se recolocar no mercado de trabalho, explicou a gerente do Cadastro Central de Empresas, Maria Luiza Zacharias.
A pesquisa mostra que a taxa de mortalidade das empresas caiu de 12,4% em 2000 para 9% em 2001, o que, segundo o IBGE, mostra a preocupação dos empresários em regularizar o negócio a fim de poderem se habilitar aos créditos e financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras do governo e também privadas. A taxa de natalidade subiu de 18,7% em 2000 para 21,8% em 2001.
O segmento do comércio foi responsável pela criação e extinção do maior número de empresas. Em 2001 foram criadas 454 mil novas empresas nesse segmento e morreram 232 mil.