Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro fará testes de sorologia em todo o rebanho de MS

Humberto Marques / Campo Grande News - 10 de maio de 2006 - 15:20

Até o fim de maio, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) espera iniciar os testes de sorologia no rebanho de todo Mato Grosso do Sul, com o intuito de detectar a existência do vírus da febre aftosa em outras regiões. Os trabalhos devem ser concluídos até o mês de junho, conforme a assessoria do órgão. Na primeira parte da vistoria, 315 propriedades terão material sorológico de seus rebanhos recolhido para inquérito sorológico, que trará dados sobre a circulação viral na região.

João Cavalléro, diretor-presidente da agência, ressaltou que o trabalho terá cuidado especial com a região de fronteira, mas a intenção é atingir Mato Grosso do Sul como um todo, para que se acelere o processo de reconhecimento do Estado como área livre da febre aftosa com vacinação – título perdido no fim de 2005, com o surgimento de focos na região sul.

Além dos testes sorológicos, será promovido a atualização cadastral dos produtores, cadastramento e recadastramento de propriedades nos 12 municípios de fronteira com o Paraguai, intensificação dos trabalhos de vacinação assistida, realização de embarque acompanhado das cargas de animais com origem na fronteira e intensificação da vigilância sobre o trânsito de animais, com a manutenção de quatro barreiras volantes em toda a região fronteiriça com o Paraguai. A expectativa é de que em setembro, quando o OIE (Escritório Internacional de Epizootias) irá se reunir, seja pleiteada a reavaliação do status sanitário de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Google News