Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

HPV atinge 50% das mulheres com vida sexual ativa

Agência do Rádio - 25 de abril de 2006 - 09:35

O papiloma vírus humano, HPV, é a doença sexualmente transmissível mais freqüente do mundo. Aproximandamente 630 milhões de pessoas são infectadas. Nos Estados Unidos, cerca de 20 milhões têm a infecção e a doença atinge 5,5 milhões de casos novos por ano. Os custos médicos com o tratamento giram em torno de US$1,6 bilhão, em todo o mundo. Pelo menos metade dos homens e mulheres sexualmente ativos adquire infecção genital por HPV, em algum momento da vida, informa o pesquisador da Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, Edson Moreira.

"O HPV é uma doença sexualmente transmissível, mas diferente das demais doenças sexualmente transmissíveis ela é extremamente comum. Ent ão a gente não fala como para as outras doenças que existe um grupo de risco. Para você ter uma idéia, na população brasileira, as mulheres sexualmente ativas, 40 a 50% tem o vírus HPV. Os dados mundiais mostram que ao longo da vida uma mulher sexualmente ativa tem uma chance de até 70% de contrair o HPV. Então é um vírus extremamente comum e disseminado, daí porque o advento de uma vacina é uma grande arma para combater e prevenir esse problema."

O HPV é identificado como causa do câncer do colo do útero, pré-cânceres, lesões cervicais benignas e verrugas genitais. Cerca de 500 mil mulheres são diagnosticadas a cada ano com câncer do colo do útero e quase 300 mil morrem por causa da doença no mundo.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News