Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gravidez - Beta HCG quantitativo: como entender o resultado

Drª. Sheila Sedicias,Ginecologista - 09 de maio de 2020 - 08:41

O melhor teste para a confirmação da gravidez é o exame de sangue, já que por meio desse exame é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.

É recomendado que o exame de sangue para detectar a gravidez só seja feito após 10 dias da fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. O exame beta-HCG também pode ser realizado antes do atraso, mas, nesse caso, há maior chance de ser um resultado falso-negativo.

Para realizar o exame não é necessária prescrição médica ou realização de jejum e o resultado pode ser informado em poucas horas após a coleta do sangue e envio para o laboratório.

Beta HCG quantitativo: como entender o resultado


O que é HCG


HCG é a sigla que representa o hormônio gonadotrofina coriônica, que só é produzido quando a mulher está grávida ou possui alguma alteração hormonal grave, que esteja sendo causada por alguma doença. Normalmente o exame de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gravidez, já que a presença desse hormônio no sangue é mais indicativo de gravidez que a presença desse hormônio na urina, que é detectado por meio do teste de gravidez de farmácia.

No entanto, quando o resultado do exame de Beta HCG é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, o exame deve ser repetido 3 dias depois. Veja quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez.

Se acha que pode estar grávida, mas ainda não fez o exame de beta HCG, faça o nosso teste online para saber quais as chances de realmente estar grávida:

1. Teve relações sem usar camisinha ou outro método contraceptivo, no último mês?
2. Notou algum corrimento vaginal rosado ultimamente?
3. Sente que fica enjoada ou tem vontade de vomitar de manhã?
4. Está mais sensível a cheiros (cheiro de cigarro, perfume, comida...)?
5. Sua barriga parece mais inchada , sendo mais difícil manter as calças apertadas?
6. Sente que as suas mamas estão mais sensíveis ou inchadas?
7. Acha que a sua pele parece mais oleosa e com tendência a ter espinhas?
8. Sente-se mais cansada que o habitual, mesmo para realizar tarefas que fazia antes?
9. Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
10. Tomou a pílula do dia seguinte até 3 dias após a relação desprotegida?
11. Fez algum teste de gravidez de farmácia, no último mês, com resultado positivo?


Tabela do Beta HCG quantitativo


A tabela a seguir mostra a quantidade de hormônios Beta HCG presente em cada semana de gestação:

Idade Gestacional Quantidade de Beta HCG no exame de sangue
Não está grávida - Negativo Inferior a 5 mlU/ml
3 semanas de gestação -5 a 50 mlU/ml
4 semanas de gestação -5 a 426 mlU/ml
5 semanas de gestação -18 a 7.340 mlU/ml
6 semanas de gestação- 1.080 a 56.500 mlU/ml
7 a 8 semanas de gestação- 7.650 a 229.000 mlU/ml

9 a 12 semanas de gestação- 25.700 a 288.000 mlU/ml
13 a 16 semanas de gestação -13.300 a 254.000 mlU/ml
17 a 24 semanas de gestação- 4.060 a 165.500 mlU/ml
25 a 40 semanas de gestação -3.640 a 117.000 mlU/ml


É recomendado que o exame de sangue seja realizado com pelo menos 10 dias de atraso da menstruação, já que pode significar que houve fecundação do óvulo e implantação no útero. Isso porque após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, que acontece nas trompas, o descolamento do óvulo fecundado até o útero demora cerca de 4 dias e até que aconteça a implantação no útero, que pode ser caracterizada pela produção de quantidades suficientes de hormônio capazes de ser detectadas, são mais 6 dias.

Dessa forma, a recomendação é a de que sejam esperados 10 dias até que o exame seja realizado, garantindo a detecção do hormônio caso exista gravidez. Caso o exame seja realizado antes é possível que seja informado um resultado falso-negativo, ou seja, a mulher pode estar grávida mas isso não ser informado no exame, pois é provável que o organismo não conseguiu produzir o hormônio hCG em concentrações suficientes para ser detectável e indicativo de gravidez.

Diferença entre beta HCG quantitativo e qualitativo
Como o próprio nome diz, o exame de beta-HCG quantitativo indica a quantidade hormônio presente no sangue. Esse exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. A partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, a depender da concentração, indicar a semana de gestação.

O exame beta HCG qualitativo é o teste de gravidez de farmácia que só indica se a mulher está grávida ou não, não sendo informada a concentração de hormônio no sangue e sendo indicado pelo ginecologista a realização de exame de sangue para confirmação da gravidez. Entenda quando o teste de gravidez pode dar resultados falso positivos.

Como saber se está grávida de gêmeos
Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.

A mulher pode suspeitar de que está grávida de gêmeos quando ela consegue saber aproximadamente em que semana ela engravidou, e comparar com a tabela acima para verificar a quantidade de beta HCG correspondente. Se os números não baterem certo, possivelmente ela estará grávida de mais de 1 bebê, mas isso só pode ser confirmado através da ultrassonografia.

Veja que exame de sangue fazer para saber o sexo do bebê antes da ultrassom.

Outros resultados do exame


Os resultados de beta HCG também podem indicar problemas como gravidez ectópica, aborto ou gravidez anembrionária, que é quando o embrião não se desenvolve.

Estes problemas normalmente podem ser identificados quando os valores do hormônio são inferiores aos esperados para a idade gestacional da gravidez, sendo necessário procurar o obstetra para avaliar a causa da alteração hormonal.

O que fazer após confirmar a gravidez
Após confirmar a gravidez com o exame de sangue, é importante marcar uma consulta no obstetra para iniciar o acompanhamento pré-natal, fazendo os exames necessários para garantir uma gravidez saudável, sem complicações como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.

Publicado por Tua Saúde

SIGA-NOS NO Google News