Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo federal vai doar chips de celular com internet a alunos da rede pública; saiba como conseguir

Projeto piloto será em estados do Nordeste, mas deve ser ampliado para todo o país

Midiamax - 08 de dezembro de 2021 - 18:00

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Divulgação

O governo federal instituiu nesta quarta-feira (8) o Programa Internet Brasil, que vai distribuir chips de celular com internet para alunos da rede pública de ensino em todo o Brasil. Inicialmente, serão enviados 700 mil chips com acesso à internet para escolas que fazem parte do programa Nordeste Conectado, na região de mesmo nome.

O critério para selecionar os alunos contemplados será através do CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal). Apesar de piloto, o projeto deverá ser expandido para todo o país. A expectativa é que os primeiros acessos móveis sejam distribuídos no início do ano letivo, em 2022.

Conforme o governo, quatro eixos vão nortear a ação do programa: a ampliação de acesso à internet e a inclusão digital das famílias de alunos da educação básica; o acesso a recursos educacionais digitais, inclusive aqueles disponibilizados pela rede pública de ensino; a participação de alunos em atividades pedagógicas não presenciais; e o apoio às políticas públicas que necessitem de conectividade para sua implementação, inclusive ações de governo digital.

"A edição da MP vem suprir uma necessidade urgente e dar ao Governo Federal um mecanismo que possa diminuir os efeitos adversos decorrentes das medidas de distanciamento social", disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O chip não conta com serviços de telefonia móvel e, nesse primeiro momento, não haverá distribuição de dispositivos de acesso, como telefones ou modems. Cabe ainda ao MCom definir as características técnicas e a forma de disponibilização do serviço de acesso à internet em banda larga. Também é responsabilidade da Pasta o monitoramento e a avaliação dos resultados previstos, de forma a assegurar a transparência na divulgação de informações.

SIGA-NOS NO Google News