Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 2 de Dezembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Governo estuda fim de horário de verão

Carolina Pimentel/Agência Brasil - 07 de setembro de 2003 - 16:13

O sistema de energia tem condições de operar sem o horário de verão, acredita o consultor em energia, Armando Franco, quanto a possibilidade do
governo de flexibilizar o horário de verão, em estudo pelo Ministério de Minas e Energia.

A idéia, segundo a ministra Dilma Rousseff, é verificar o nível de segurança que o sistema pode operar sem o horário de verão. A partir dos resultados apresentados pelos estudos, o governo vai decidir quais locais poderão ficar sem adiantar o relógio em uma hora.

O horário de verão tem como objetivo aliviar o sistema do país, na estação do verão, quando o consumo de energia aumenta. Para Armando Franco, o sistema não sofrerá avarias se o horário deixar de ser adotado em algumas regiões. “Hoje está sobrando energia por causa da redução da demanda e a crise econômica”, explicou.

O consultor observou que a economia de energia gerada pelo horário não é muito significativa. Nos últimos anos, o país economizou aproximadamente 1,5% de energia. Franco considera que a grande vantagem da medida é que ela possibilita dividir o horário de pico de consumo. “As pessoas passam a chegar em casa em horários diferentes”, disse.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, não há previsão para a apresentação dos resultados dos estudos.

SIGA-NOS NO Google News