Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Fonoaudiólogo alerta para os cuidados com a voz

Hospital São Domingos - 28 de abril de 2020 - 11:00

Fonoaudiólogo alerta para os cuidados com a voz

A voz traz muito da nossa personalidade, retrata como estamos em determinado momento e também é instrumento de trabalho para muitos profissionais. Em razão disso, o fonoaudiólogo do Hospital São Domingos, Cleyton Amorim, aproveita o Dia Internacional da Voz, comemorado em 16 de abril, para alertar as pessoas sobre a importância dos cuidados com esse importante meio de comunicação humana.

“A voz é o som produzido pelas pregas vocais através do ar que sai dos pulmões. Esse som é depois articulado, modulado e modificado pelos músculos da face. A voz não é apenas estética é também saúde e ela pode exprimir um problema de base, por isso a importância de dar muita atenção a ela”, afirma Cleyton Amorim.

O fonoaudiólogo informa que a voz emite alguns sinais que podem indicar problemas. Basta ficar atento. Rouquidão que dura mais de 15 dias, falha na voz ou ardência no momento de falar são sinais de que pode haver alguma patologia acometendo a voz. “Pode ser alteração na estrutura do aparelho fonador, doença neurológica ou até um câncer. Toda rouquidão por mais de 15 dias deve ser investigada por um fonoaudiólogo e por um médico otorrinolaringologista para diagnosticar a causa e tratá-la”, alerta.

Ele diz ainda que todas as pessoas precisam ter cuidado com a voz e os profissionais que a usam no trabalho devem ter atenção redobrada. Uma das formas de cuidado é a consulta regular ao fonoaudiólogo e otorrino. “Os profissionais que usam a voz precisam ter sempre acompanhamento regular por um fonoaudiólogo para aprender a usar a voz de forma correta e como cuidar dela, pois uma pequena alteração fará muita diferença em sua rotina profissional”, orienta.

Assim, precisam tomar mais cuidado com a voz os professores, operadores de telemarketing, recepcionistas, cantor, locutor, jornalistas e apresentadores de TV, pois são mais vulneráveis a ter patologia da voz.

E para orientar os seus colaboradores para esse importante cuidado com a voz, no dia 16 de abril, serão realizadas ações nos postos de trabalho com o repasse de informações sobre o uso e cuidados com a voz, já que todos nós devemos ter uma boa expressão vocal.

Dicas
• Fazer relaxamento cervical.
• Usar roupas confortáveis.
• Falar pouco.
• Não gritar.
• Não falar por muito tempo em ambientes ruidosos.
• Ter repouso.
• Se alimentar bem.
• Hidratar-se (cerca de 2 litros de água por dia).
• Cuidar da saúde e geral.
• Quem trabalha com a voz profissionalmente, deve repousá-la , evitar falar muito e alto quando estiver gripado ou resfriado.

SIGA-NOS NO Google News