Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Exame de certificação é adiado para final de 2004

Agência Popular - 19 de setembro de 2003 - 17:01

O Exame Nacional de Certificação, que o Ministério da Educação (MEC) aplicaria no primeiro semestre de 2004, para avaliar os professores das séries iniciais do ensino fundamental, acontecerá só no segundo semestre do próximo ano.

A decisão foi tomada durante o 1º Encontro Nacional do Sistema de Formação Continuada e Certificação de Professores, realizado em Brasília/DF, de 10 a 12 de setembro, que reuniu aproximadamente 800 representantes da área de educação dos estados. Mato Grosso do Sul foi representado por 14 delegados.

Segundo a superintendente de Políticas de Educação, Onilda Ouríveis, a decisão de mudar o período de aplicação do exame foi aprovada por ampla maioria, assim como as propostas matriciais que darão novos rumos à educação. Os delegados decidiram também que antes do exame é necessária uma formação continuada, para preparar os professores que vão fazer a prova.

O exame de certificação será opcional para os profissionais que já estão trabalhando em sala e obrigatório para os acadêmicos do último ano dos cursos de licenciatura. O governo Federal promete pagar uma bolsa federal de incentivo à Formação Continuada, com a duração de cinco anos, cuja renovação dependerá de uma nova avaliação.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) revelou uma situação dramática nas redes de educação básica do Brasil: 59% das crianças da 4ª série ainda não estão alfabetizadas. Os dados apontam que em todo o Brasil aproximadamente 980 mil crianças da 4ª série do ensino fundamental não sabem ler e mais de 1,6 milhão de crianças são capazes de ler apenas frases simples.

O exame é um dos instrumentos adotados pelo MEC para identificar as deficiências no ensino público e propor medidas para melhorá-lo. Em levantamento feito pelo ministério entre os professores do ensino fundamental, em maio deste ano, 80,9% dos entrevistados solicitaram programas de formação continuada.

A partir disso, o MEC propôs o programa nacional Toda Criança Aprendendo. Dentro dele há várias políticas para elevar a qualidade do ensino fundamental e uma delas é o Exame de Certificação.


Karla Tatiane - SED

SIGA-NOS NO Google News