Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Europeus habilitam mais 2 fazendas de MS para exportar

Fernanda Mathias, Campo Grande News - 30 de janeiro de 2009 - 08:54

A Europa habilitou mais duas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul para exportarem carne bovina aos países daquele continente. Uma das fazendas está em Campo Grande e outra em Naviraí.

O auditor da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), Márcio Menegazzo explica que a missão que está em Mato Grosso do Sul visitou as propriedades, mas a decisão de incluí-las na chamada lista trace veio da Europa.

“Mais duas propriedades que já passaram por Brasília estão no aguardo de serem aprovadas”, diz. Primeiro as propriedades candidatas a exportar passam pelo Comitê estadual. Depois de aprovadas nesta instância passam por Brasília e por fim a comunidade européia determina se elas entram ou não para a lista de exportadores.

O sistema de rastreabilidade é o principal ponto observado pelos europeus. A missão que está em Mato Grosso do Sul iniciou os trabalhos por Três Lagoas, na fazenda União, que é habilitada para exportação. Também veio a Campo Grande, à fazenda Primavera e foi para Naviraí, onde visitou o frigorífico Bertin e a nova propriedade habilitada. Hoje a missão está em Itaquiraí, onde visitará o escritório da Iagro, a última atividade programada pelo grupo.

Hoje já são quatro fazendas aprovadas para exportarem carne bovina in natura para a Europa. Juntas elas concentram rebanho de oito mil animais. A Europa é um mercado visado pelos bons preços pagos pela carne. As exportações para continente europeu foram retomadas no fim do ano passado, após embargo de três anos, por conta da ocorrência de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, em outubro de 2005.

SIGA-NOS NO Google News