Geral
Equador volta a comprar carnes suína e de aves de MS
Frigoríficos do setor de carnes de aves e suína de Mato Grosso do Sul foram habilitados hoje a exportar para o Equador. A decisão é resultado da visita que uma missão veterinária realizou entre os dias 6 e 24 de fevereiro ao Brasil. Em todo o País, foram habilitadas dez empresas de produção de aves, entre processamento (oito), reprodutores (uma) e ovos férteis (uma); e 34 de produção de carne suína.
A liberação dos mercados foi anunciada hoje pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Conforme a assessoria do órgão, foram liberadas para exportação ao Equador a carne suína produzida nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Já as empresas de abates de aves pertencem aos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Odilson Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Mapa, atribuiu a liberação à cooperação existente hoje entre os serviços veterinários do Brasil e do Equador, resultando numa maior cobertura comercial. O mercado equatoriano adquiria apenas carne suína do Brasil, totalizando US$ 1,4 milhão do produto em 2005.