Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entidades preparam plano integrado

Sebrae - 21 de julho de 2003 - 15:03

Entidades sul-mato-grossenses estão elaborando um Plano Integrado de Associativismo, com ações conjuntas de incentivo ao desenvolvimento econômico e social de comunidades de baixa renda no Estado. No próximo dia 24, acontece a sexta reunião do grupo, às 14h, no Sebrae/MS.
Participam do projeto Associação dos Produtores Orgânicos - Aspargo, Embrapa Gado de Corte, E.F.A COAAMS - Escola Família Agrícola e Conselho dos Assentamentos de Mato Grosso do Sul, Famasul, Fecomércio, Funai, Funtrab, Funsat, Incra, Organização das Cooperativas de Mato Grosso do Sul - OCB/MS, Pastoral da Criança, Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria de Assistência Social - SAS, Sebrae/MS, Senac, Senai, Setas, as universidades UCDB e Uniderp e as cooperativas Intercoop e Coopervida.
Como primeira ação integrada, as entidades vão construir um projeto-piloto para trabalho com duas comunidades, no bairro Nova Lima, periferia de Campo Grande, onde a UCDB já atua, e no assentamento Capão Bonito, zona rural de Sidrolândia, com atuação anterior da Embrapa.
A escolha aconteceu durante a última reunião do grupo, ocorrida no dia 9 de julho. Na ocasião, cada parceiro pôde indicar uma comunidade para ser trabalhada em conjunto. Foram elencados alguns critérios para selecionar os grupos que deveriam participar da experiência piloto, como, por exemplo, a escolha por uma comunidade que trabalhe com a organização social. A intenção, de acordo com Arnaldo Leite, gestor de Atendimento Local do Sebrae/MS, é potencializar as atividades já iniciadas pelos grupos.
"Hoje, o associativismo tem sido uma ferramenta para que as comunidades se organizem e tenham acesso ao mercado. A tendência é que a demanda por este tipo de organização cresça ainda mais", diz Antonio Carlos de Oliveira, consultor de associativismo do Sebrae/MS.
De acordo com o diretor de Capacitação da OCB/MS, Juarez Pereira, o trabalho deve ser iniciado com uma conscientização sobre o trabalho em equipe. "O associativismo, assim como o cooperativismo, se fortalece no princípio da cooperação. Ambos integram entidades participativas, com o envolvimento de todos".
Na próxima reunião (24/7), vão ser definidos quais as ações e recursos que cada entidade disponibilizará para desenvolver o Plano Integrado. A UCDB e a Embrapa Gado de Corte vão apresentar o perfil, as necessidades e as principais ações já realizadas pelas entidades nas comunidades do projeto-piloto.
O Sebrae/MS, em Campo Grande, fica situado à Avenida Mato Grosso 1661. Mais informações pelo telefone (67) 2106-5511.

SIGA-NOS NO Google News