Geral
Empresas têm até sexta para declarar Imposto de Renda
As empresas optantes pelo lucro presumido e lucro real devem baixar o programa e fazer a Declaração de Informações Econômico-Sociais da Pessoa Jurídica (DIPJ) até a próxima sexta-feira, dia 30 de junho. O programa gerador da DIPJ (PGD) está disponível para os contribuintes site da Receita, http://www.receita.fazenda.gov.br. Além das entidades imunes e isentas do pagamento do IR, têm até o dia 30 deste mês para entregar a declaração. A Receita espera 1,4 milhão de declarações.
O diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, alerta os declarantes sobre os documentos que devem constar da declaração para evitar problemas. Na declaração deve constar informações sobre os seguintes impostos e contribuições: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Quem vai declarar deve ficar atento ao cruzamento de informações prestadas em outras declarações, que se tornou a principal forma de a Receita Federal saber se a empresa está contribuindo corretamente - Declaração de Débitos e Créditos Tributários (DCTF), Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) e a Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon).