Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Embrapa transforma água salobra em potável

Márcia Wonghon/Agência Brasil - 01 de outubro de 2003 - 10:19

A Embrapa Semi-Árido inaugura amanhã, na comunidade de Atalho, a 70 km de Petrolina, no sertão de Pernambuco, um sistema que transforma água salobra em potável. O rejeito, decorrente do processo de dessalinização dos mananciais subterrâneos, possibilita ainda a criação de peixe e o cultivo de uma planta utilizada como ração animal.

O projeto, viabilizado pela empresa em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e Companhia de Abastecimento de Água do Estado de Pernambuco (Compesa), conta com investimento da Fundação Banco do Brasil.

Na nova unidade, a água dos poços é tratada por um equipamento de dessalinização, sendo uma parte o líquido transformado em potável e destinado ao consumo humano. A outra, que concentra sais e níveis elevados, será utilizada para criação de peixes da espécie "tilápia rosa", que tem baixo teor de gordura e poucas calorias". O que sobra dos tanques, fertilizado com o estrume dos peixes servirá para irrigar a erva sal, uma planta que além de produtiva em solos salinos, retira os sais do terreno onde é cultivada. Sua proteína bruta, que varia de 12% a 22% vai ser aproveitada para alimentar o rebanho caprino e ovino, combinada com outras rações.

De acordo com o pesquisador da Embrapa , Everaldo Rocha, o novo sistema aumentará a oferta de água e de alimentos de boa qualidade para as famílias de pequenas comunidades rurais do semi-árido nordestino, gerando renda, tanto em consequência da piscicultura, como pelo suporte forrageiro, disponibilizado para a criação de animais.

SIGA-NOS NO Google News