Geral
Diesel já acumula redução de venda de 8,9%
As vendas de óleo diesel continuam em queda livre em Mato Grosso do Sul, situação gerada com a crise no campo e que foi agravada pela febre aftosa, ocorrida em outubro, no Conesul do Estado. O combustível é usado principalmente pela frota de caminhões, que escoa a safra agrícola e os produtos da pecuária. Ele é o mais representativo em termos de volume comercializado.
Segundo os últimos dados divulgados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), no primeiro bimestre deste ano a venda de óleo diesel teve retração de 8,9% comparada ao mesmo período de 2005. No ano passado houve retração de 10% na venda de óleo diesel em relação a 2004.
Os postos localizados às margens de rodovia reclamam redução da alíquota de ICMS de 17% para 12%, alegando que a carga tributária menor em estados vizinhos torna a concorrência inviável. No primeiro bimestre foram comercializados no Estado 124,8 mil metros cúbicos de diesel.
Por outro lado, a venda de álcool hidratado teve aumento de 7,3% no período, totalizando 10,8 mil metros cúbicos comercializados. As vendas de gasolina mantiveram-se estáveis.
A frota de Mato Grosso do Sul tem 447,4 mil veículos movidos à gasolina, 50,8 mil movidos à álcool, 83,7 mil movidos à diesel, 16,3 mil com motores movidos à álcool e à gasolina, 4,7 mil à gasolina e GNV e 193 à álcool e GNV, além de 97 que podem usar os três combustíveis.