Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Diagnóstico precoce de câncer aumenta chances de cura

Agência do Rádio - 13 de abril de 2006 - 09:02

Durante muito tempo, o câncer foi considerado fatal. As chances de cura para boa parte dos pacientes eram remotas. Mas, com a evolução dos tratamentos e a possibilidade do diagnóstico precoce, o alcance da cura ficou mais próximo. De doença terminal, o câncer se transfomou em doença crônica. Quem explica os avanços no tratamento é o coordenador de Ações Estratégicas do Inca, Instituto Nacional de Câncer, Marco Porto.

"O próprio desenvolvimento do diagnóstico, não apenas em fazer o diagnóstico, mas em fazer o diagnóstico mais precocemente e também de novas substâncias nos permite curar vários tipos de câncer, ou quando não, prolongar a vida dos pacientes com uma qualidade de vida melhor. Evidente que quando a gente fala câncer está falando num universo muito diferenciado, existem muitas especificações. Mas, de uma maneira geral, pode-se dizer que hoje há o que fazer para evitar o câncer e há o que fazer quando se tem o diagnóstico de câncer."

O Ministério da Saúde, por meio do Inca, vai criar a Rede de Atenção Oncológica para reforçar a idéia de que se a doença for descoberta cedo, aumentam as probabilidades de cura. A idéia é mobilizar entidades governamentais e a sociedade para reduzir os casos da doença no Brasil.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News