Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 26 de Maio de 2022
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Deputado quer a criação do Território do Pantanal

Waldemar Gonçalves Jr./Campo Grande News - 10 de outubro de 2003 - 14:09

O deputado federal Fernando Gabeira (sem partido) apresentou ontem na Câmara Federal o projeto solicitando a criação do Território Federal do Pantanal, que englobaria 17 municípios de Mato Grosso do Sul e cinco de Mato Grosso.
Gabeira sugere que seja convocado o plebiscito em todos os municípios dos dois Estados. O objetivo é saber se a população aprova ou rejeita a idéia de englobar toda a planície pantaneira do Brasil em uma área única.
Na opinião do parlamentar, o Pantanal foi artificialmente dividido com a separação do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. E, hoje, um movimento de prefeitos decidiu reunir o Pantanal numa unidade ecológica, política e cultural, "porque ele tem uma cultura importantíssima que queremos preservar".
Segundo justificou Gabeira, o Pantanal do Mato Grosso conta com cerca de 500 mil de habitantes e 200 mil quilômetros quadrados. "É uma região importantíssima para o Brasil, que pretendemos transformar num patrimônio da humanidade", disse.
O território seria formado pelos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, além de Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Ladário, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Negro e Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.


SIGA-NOS NO Google News