Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Covid-19: sentir angústia, tristeza e preocupação é normal durante uma pandemia

Organização Mundial da Saúde (OMS) dá dicas para manter a mente saudável durante o isolamento social

Governo do RS - 11 de abril de 2020 - 07:40

Covid-19: sentir angústia, tristeza e preocupação é normal durante uma pandemia

Em tempos de isolamento social em consequência da pandemia do novo coronavírus, é ainda mais necessário falar sobre saúde mental. “Precisamos pensar em como ficar saudável durante esse período, para além das questões físicas”, diz a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES), Marilise Souza.

“É muito comum a gente se sentir angustiado, triste ou preocupado, até mesmo confuso ou com raiva com essa situação em que estamos vivendo. A pessoa não precisa sentir culpa por se sentir assim”, ressalta Marilise. Ela explica, porém, que é preciso dosar o quanto esses sentimentos afetam a vida.

Uma pessoa não deve sentir vergonha de procurar ajuda, caso perceba que é muito difícil carregar sozinho a angústia. “Existem muitos profissionais que trabalham com saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e outros, que estão disponibilizando seus serviços para ajudar quem está precisando”, salienta Marilise. Um exemplo de rede de apoio é o ReviraSaúde, onde é possível encontrar profissionais dispostos a conversar. Também é possível procurar os serviços de saúde mental pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ReviraSaúde é uma rede virtual de profissionais que presta teleconsultoria a população que precisar de orientações sobre o cuidado na prevenção à Covid-19 e mesmo a profissionais de saúde que tiverem dúvidas em relação ao assunto. É um dispositivo da Rede de Educação em Saúde Coletiva (Resc), da qual a Escola de Saúde Pública (ESP), da Secretaria da Saúde (SES), faz parte. O atendimento é gratuito e pode ser por telefone, Whatsapp, Skype, Facebook ou outro contato on-line. Para saber mais, clique aqui.

Veja algumas dicas da Secretária da Saúde e da organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a mente saudável durante o isolamento social:

• Procure manter as rotinas de sono, faça exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.

• Cuidar dos outros também faz bem. A solidariedade faz bem para quem a recebe e também para a saúde mental de quem a faz.

• Não se exponha tanto às informações ao longo do dia. Procure fontes fidedignas e em alguns horários específicos. É importante se manter informado, mas o excesso pode causar ansiedade ou estresse.

• Evite o uso de tabaco, álcool e outras drogas.

• Mantenha o contato virtual com familiares e amigos frequentemente.

• Esteja alerta aos sinais de estresse e raiva nas crianças e idosos que estão sob nossa tutela. Explique a essas pessoas a importância de se proteger e tentar acalmá-los.

• Ajude as crianças a se expressarem, com atividades criativas e lúdicas.

• O profissional de saúde não é incapaz de realizar seu trabalho nem é uma pessoa fraca porque está passando por um momento de maior ansiedade. É indispensável fazer pausas entre os turnos e mesmo durante o turno de trabalho.

• Buscar o sistema de saúde quando for realmente necessário.

SIGA-NOS NO Google News