Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Outubro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Covid-19: Goiás terá 1.500 leitos a mais para reforçar combate ao coronavírus

Estadualização de unidades de saúde no interior e construção de hospitais de campanha vão garantir atendimento a pacientes de Covid-19 no Estado

Governo de Goiás - 10 de abril de 2020 - 17:00

Covid-19: Goiás terá 1.500 leitos a mais para reforçar combate ao coronavírus

Com a estadualização dos hospitais de Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos e Luziânia, Goiás contará com cerca de 1.500 leitos para atender os pacientes infectados pelo coronavírus. “Esses hospitais vão dar maior capacidade para o atendimento das pessoas em todo o Estado", afirmou o governador Ronaldo Caiado durante a live desta quinta-feira, dia 9, transmitida por meio das redes sociais e pelos veículos de comunicação da Agência Brasil Central (ABC) e parceiros.

Esses leitos estão distribuídos nas diferentes regiões de Goiás e foram criados para o combate à Covid-19. Porém, após a pandemia, boa parte dessa estrutura vai permanecer a serviço da população goiana. Além dos hospitais de Jataí, Formosa, São Luís dos Montes Belos e Luziânia, que somam cerca de 300 leitos, e que passam a ser geridos pelo Governo do Estado, está sendo construído o Hospital de Campanha de Águas Lindas que terá 200 leitos.

O governo prepara um convênio com a Prefeitura de Porangatu, que vai gerar 50 novos leitos na região norte para atendimento de pacientes infectados por coronavírus. No Hospital de Itumbiara, na região sul, são mais 200 leitos. Em Anápolis, o Hospital de Campanha que está sendo construído no Centro de Convenções do município terá 300 leitos. Em Goiânia, o Hospital de Campanha (HCamp) tem 222 leitos. E, além dessas unidades de saúde, o Estado conta com a parceria do Hospital das Clínicas (HC) da UFG e da Maternidade Oeste, da Prefeitura de Goiânia. Para o HC, a Secretaria de Estado da Saúde já pediu ao Ministério da Saúde a habilitação de 40 UTIs.

"Nós temos um potencial em Goiás de uma rede hospitalar para atender como se estivéssemos em estágio 4, mas estamos ainda no estágio 2. Isso dá um certo conforto a nós, mas estamos sempre atentos para não perdermos o equilíbrio", destacou o governador. Segundo dados atualizados pela SES, são 179 casos de coronavírus confirmados nesta quinta-feira. Um aumento de 20 novos casos em relação ao último boletim, divulgado no dia anterior.

Flexibilização do Comércio
Durante a live, o governador Ronaldo Caiado reforçou que o Governo de Goiás está preparando protocolos de flexibilização do comércio a partir do próximo dia 19. “Determinei ao Comitê Extraordinário, formado por vários secretários, a discussão de uma pauta para verificar os setores que estão subordinados a eles, para irem formatando um protocolo de como poderemos fazer essa abertura, de acordo com o nível de risco. O protocolo de cada um vai passar pelo comitê que fará as observações para verificarmos a saída gradual a partir do dia 19”.

O comércio de Páscoa já sente essa flexibilização. Na última quarta-feira (08) o governo de Goiás divulgou portaria em que libera o uso de drive-thru para empresas que comercializam produtos destinados ao feriado – desde que tomadas medidas de cuidado pontuadas no documento. A permissão vale para o período entre os dias 9 e 12 de abril. "Assim, você compra seu ovo de Páscoa e vai para casa. E o que eu peço às pessoas é que, ao sair à rua, use máscara", reforçou Caiado.

Nesta sexta-feira, o governador não fará live em respeito ao feriado da Paixão de Cristo. “Semana Santa é um momento de muita reflexão. Sexta-feira é um dia em que fico mais recluso. É uma tradição da nossa família, desde meu avô. É um momento de lembrar que Cristo coloca sua vida para sensibilizar o ser humano e, no domingo ele ressuscita, e é um momento ímpar para comemorarmos a vida. Domingo de Páscoa é isso: dia de congraçamento na família”, ressaltou Caiado. A próxima live do governador será transmitida na segunda-feira, 13, às 17h.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

SIGA-NOS NO Google News