Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho ambiental aprova licença de construção da hidrelétrica Inocência

Projeto prevê a construção do empreendimento no Rio Sucuriú com potência inicial de 48 MW.

Campo Grande News - 30 de julho de 2021 - 05:40

Aprovação foi dada em reunião virtual com o presidente da Semagro Jaime Verruck (Foto: Divulgação)
Aprovação foi dada em reunião virtual com o presidente da Semagro Jaime Verruck (Foto: Divulgação)

O Conselho Estadual de Controle Ambiental de Mato Grosso do Sul (CECA), aprovou, nesta quinta-feira (29), a licença ambiental prévia para a construção da usina hidrelétrica Inocência, que será instalada no Rio Sucuriú, entre os municípios de Água Clara, Inocência e Três Lagoas.

A confirmação indica que o estudo e o relatório de impacto ambiental do empreendimento estão em conformidade com a legislação de controle e proteção do meio ambiente. Foram analisados todos os estudos de impactos ambientais do empreendimento que terá potência de 48 MW.

“A localização do UHE Inocência atendeu as exigências dos estudos de alternativas locacionais. Os resultados da implantação do empreendimento, associado aos planos e programas ambientais deverão garantir também um lago com a qualidade necessária para servir aos usos múltiplos da água, que possam servir de instrumentos para o incremento de atividades econômicas e de lazer, promovendo o desenvolvimento e bem-estar da população na região”, avaliou Pedro Mendes Neto, superintendente de Meio Ambiente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e relator do projeto.

Além dos impactos ambientais, foram avaliados os Programas de Monitoramento da Fauna Terrestre, das Comunidades Aquáticas e da Mastofauna Semiaquática (lontras e ariranhas), de Destinação da Fauna Resgatada na área que será ocupada pelo lago da usina, de Reflorestamento, Manejo e Aproveitamento Científico, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Recuperação de Áreas Degradadas.

Presente no encontro, o titular da Semagro e presidente do conselho, Jaime Verruck, esclareceu as dúvidas do projeto que foi aprovado por unanimidade.

O conselho ambiental é composto por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil que se reúnem uma vez por mês, para deliberar sobre temas do projeto.

SIGA-NOS NO Google News