Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça a ponte do Alencastro que vai ser inaugurada

APn e ABr - 10 de outubro de 2003 - 15:23

Ana Nascimento/ABr
Ana Nascimento/ABr

Após uma espera de mais de 25 anos, a cidade de`Paranaíba conseguir, finalmente, a almejada ligação com o vizinho estado de Minas Gerais, com travessia mais fácil do rio Paranaíba. A ponte no porto Alencastro, sibre o rio Paranaíba, ligando as cidades de Paranaíba (MS) e Carneirinho (MG), será a primeira obra concluída e inaugurada na administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A inauguração acontece às 10h deste sábado com presença do presidente Lula, dos governadores Zeca do PT (MS) e Aécio Neves (MG), do Ministro dos Transportes além de várias autoridades especialmente convidadas, virá facilitar enormemente a economia da região suprimindo, entre outras dificuldades, a morosidade hoje existente com a travessia através de balsas.

A ponte a ser inaugurada foi projetada em 1978, estando situada no quilômero 326 da rodovia BR-497, tendo 662 metros de vão com 16 de largura. As torres de sustentação dos estais medem 95 metros de altura. Seu vão livre é de 350 metros - o maior do Brasil- proporcionando facilidades à navegação, outro tipo de transporte de gande importância para a região.A obra é considerada um dos marcos da engenharia nacional e recebeu investimentos no valor de 126 milhões, 570 mil reais.

Na época de seu projeto inicial, a ponte Alencastro seria a primeira ponte "estaiada" do país, por ter sua estrutura sustentatada por hastes (estais) responsáveis por possibilitar o maior vão livre entre as pontes do país. Entretanto, como o início efetivo das obras ocorreu somente em 1995 tendo sofrido duas paralizações (em 1997 e em 1999), somente agora pode ser concluída e colocada à disposição do transporte.

SIGA-NOS NO Google News