Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 22 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso decide criar CPI dos Sanguessugas

Priscilla Mazenotti/ABr - 07 de junho de 2006 - 16:11

Por doze votos a um, os líderes dos partidos na Câmara e no Senado decidiram pela criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Sanguessugas. A decisão foi tomada hoje (7) em reunião entre os líderes e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Os trabalhos da CPMI deverão durar 30 dias e podem ser prorrogados por mais 60, de acordo com a proposta do líder do PMDB no senado, senador Ney Suassuna (PB). "Eu propus que fosse uma CPMI com um relator e um presidente que não estivessem buscando holofotes e que se determinasse, em vez dos 180 dias, 30 dias. Se precisar, prorroga-se. Essa colocação acabou sendo vitoriosa", disse o senador. Suassuna disse que ainda falta ouvir mais três partidos, entre eles o PSDB na Câmara e no Senado, mas que a decisão não pode mais ser revertida.

A expectativa, segundo o vice-líder do PPS na Câmara, deputado Raul Jungmann (PE), é que a leitura de instalação da CPMI seja feita no plenário do Senado ainda esta semana. "Depois de 27 dias de luta sem parar, a CPMI dos Sanguessugas é uma realidade", disse o deputado. "Vamos punir e colocar para fora quem desviou o dinheiro da saúde dos brasileiros", acrescentou.

O deputado explicou que a CPMI terá curta duração porque poderá usar as investigações feitas pela Polícia Federal e pela Procuradoria Geral da República.

SIGA-NOS NO Google News