Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como foi o ínicio do Dia das Mães

Campo Grande News - 11 de maio de 2003 - 09:57

A tradição de homenagear as mães surgiu nos Estados Unidos, idealizada pela professora Anna Jarvis, após a morte de sua mãe, em 1905. Durante três anos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. Em 10 de maio de 1908, ela conseguiu que fosse realizada uma missa em homenagem às mães, na cidade de Grafton. Mas a primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado.
Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado no segundo domingo de maio. No Brasil, a homenagem teve início em 1949, quando donos de lojas de São Paulo criaram o Clube dos Lojistas, inspirados no sucesso das vendas que o Dia das Mães proporcionava aos comerciantes dos Estados Unidos. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo, somente comparado ao Natal.
Embora a maioria dos países comemore o Dia das Mães no segundo domingo de maio, há outras datas para a comemoração, como na Noruega (2º domingo de fevereiro), Argentina (2º domingo de outubro), França e Suécia (último domingo de maio), Inglaterra (4 º domingo da quaresma) e Líbano (2º dia da primavera). Já outros países definiram uma data específica para a celebração: Polônia (26 de maio), México (10 de maio), Rússia (8 de março), Portugal e Espanha (8 de dezembro)- Fabiana Silvestre

SIGA-NOS NO Google News