Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 26 de Maio de 2022
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como as cobras se reproduzem

Universidade das Crianças - 08 de maio de 2020 - 16:00

Como as cobras se reproduzem

As cobras são animais fascinantes, que despertam a curiosidade de muita gente. A questão aqui é: como será que elas se reproduzem? Quem nos deixou essa pergunta foram a Ana Carolina, de 12 anos, e a Ana Elisa, de 14 anos, ambas estudam no Centro Pedagógico da UFMG. Quem responde essa para gente é o Professor Bernardo Gontijo, do Instituto de Geociências da UFMG:

“A cobra é um réptil e, assim como a maioria dos répteis, como tartarugas e jacarés, as cobras botam ovos.

Mas tudo começa com as fêmeas liberando substâncias químicas para atrair os machos pra bem pertinho delas. E nessa brincadeira pode até sair briga pela posse da parceira!

Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão reprodutor, chamado de hemipênis, na cloaca da fêmea, onde libera o esperma. Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo.

Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Em outras espécies, o desenvolvimento do filhote acontece todo dentro do corpo da fêmea. No momento do nascimento, o ovo se abre e o filhote é expelido pra fora do corpo da mamãe. Na maioria das cobras venenosas é assim que tudo acontece.”

Muito bacana, não acham?

SIGA-NOS NO Google News