Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissões vão debater protocolo de tratamento da obesidade em adultos e idosos

Agência Câmara de Notícias - 03 de julho de 2022 - 16:00

Discussão e votação de propostas. Dep. Dr. Zacharias Calil UNIÃO-GO
Dr. Zacharias Calil propôs a audiência - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados vão realizar audiência pública conjunta na quarta-feira (6) para discutir com representantes do governo e especialistas sobre o protocolo de tratamento da obesidade em adultos e idosos. A reunião começará às 15 horas, no plenário 12.

Ao propor a audiência, o deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) questionou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Sobrepeso e Obesidade em Adultos, estabelecido pelo Ministério da Saúde desde novembro de 2020. "Não houve indicação de qualquer medicamento para o devido tratamento", lamenta o deputado. "Isso os prejudica muito, pois parte deste público não consegue tratar a obesidade somente com a alteração da alimentação, da inserção da atividade física e do auxílio psicológico."

Segundo dados da última pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2020, 21,5% de pessoas estão com obesidade no Brasil. O índice é quase o dobro quando comparado com os últimos 14 anos. Já entre os idosos, a prevalência de obesidade aumentou de 16,1% para 23%.

Dr. Zacharias Calil defende uma linha de cuidado que considere, além da prevenção, o tratamento da pessoa com obesidade de forma holística, com destaque àqueles que não conseguem atingir a redução de peso com ações já conhecidas e não estão aptos à cirurgia bariátrica.

Da Redação/FB

SIGA-NOS NO Google News