Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comércio volta a funcionar na próxima segunda-feira em Três Lagoas

Estabelecimentos serão autorizados a funcionar, devendo cumprir série de recomendações

Rádio Caçula - 24 de abril de 2020 - 06:20

Comércio volta a funcionar na próxima segunda-feira em Três Lagoas

Em reunião realizada na manhã da última quarta-feira (22), o Comitê Anticrise de Combate ao Coronavírus decidiu autorizar a reabertura do comércio no município de Três Lagoas (MS), desde que os proprietários sigam uma série de recomendações para garantir a proteção da saúde dos clientes. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (23) pelo presidente do comitê, o médico Cassiano Rojas Maia em entrevista ao jornalista Romeu de Campos Junior no programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula.

Segundo Maia, as medidas passam a valer já na próxima segunda-feira (27) e estabelecimentos que estavam fechados como o shopping, shopping popular, academias e restaurantes poderão voltar a funcionar. Esses estabelecimentos estavam proibidos de atender ao público desde o dia 23 de março e para funcionar deverão apresentar plano de ação, contendo as medidas de segurança que serão tomadas para se evitar o coronavírus.

"Manteremos todo o rigor no controle da estrutura de evitar a infecção e manter o isolamento e o distanciamento. Nada mudou, não estamos afrouxando nenhuma medida", disse Cassiano. "Esses setores que estavam fechados, vamos permitir a reabertura deles, diferente dos demais locais. Cada setor apresentou um planto de contingencia aprovado pela vigilância sanitária".

Como funcionará o comércio
Shopping Center e Shopping Popular
O shopping Três Lagoas e o shopping popular poderão abrir normalmente na segunda-feira (27). As regras a serem seguidas por estes estabelecimentos foram detalhadas por Maia, que enfatizou o uso de máscaras pela população para acessar esses estabelecimentos

Segundo ele, um plano de ação foi elaborado por cada um dos estabelecimentos. O shopping popular irá abrir as lojas em forma de rodízio durante a semana. A medida serve para limitar o número de pessoas no local e distanciamento entre os estabelecimentos funcionando.

Já o shopping Três Lagoas irá ter que controlar o fluxo de pessoas em seu interior. Brinquedos de crianças e o cinema continuarão fechados.

Academias
As academias também voltarão a funcionar na segunda-feira (27), mas apenas para utilização dos equipamentos individuais. Atividades de contato como lutas ou atividades de grupos, como danças, permanecem suspensas. Funcionários deverão realizar a limpeza dos equipamentos constantemente.

Restaurantes e Lanchonetes
Bares, lanchonetes e restaurantes poderão atender ao público para consumo de alimento no local, desde que sejam mantidos o distanciamento entre as mesas. O horário de funcionamento deverá ser até as 21h, uma vez que o toque de recolher continua mantido no município.

As orientações do comitê, no entanto, é para que as pessoas consumam seus alimentos em casa e não nos estabelecimentos.

Utilização de Máscaras
Segundo Cassiano, o decreto que será publicado também irá abordar a utilização de máscara em todos os estabelecimentos comercias e bancários inclusive pelos clientes. Segundo ele não haverá obrigatoriedade de utilizar as máscaras nas ruas, mas será obrigatória a utilização inclusive nas filas fora dos estabelecimentos.

Templos Religiosos
Nesta quinta-feira (23) a administração pública também confirmou para segunda-feira a volta das atividades em templos religiosos. Cultos e missas deverão respeitar o espaçamento exigido, todos frequentadores deverão fazer o uso de máscara, álcool gel e o número de pessoas dentro do local deverá ser limitado.

Entre as regras estabelecidas pela administração pública estão o limite de 30% do total de pessoas permitidas pelo alvará emitido pelos bombeiros. Frequentadores também deverão manter a distância mínima de um metro e meio entre os presentes e todos devem obrigatoriamente fazer o uso da máscara de proteção.

Entre as restrições está a proibição de participação de idosos, crianças, gestantes e indivíduos que apresentem quadro semelhante à gripe. Além disso fica proibida qualquer tipo de contato físico como abraços, beijos, cumprimentos, apertos de mãos e afins, evitando assim uma possível contaminação.

Feira Livre
A Feira Livre Central terá reabertura a partir do dia 29 de abril em Três Lagoas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Três Lagoas juntamente com a Prefeitura Municipal e o Comitê Anticrise decidiram pela reabertura da feira, obedecendo algumas ações que todos que frequentaram o local deverão cumprir.

Segundo informado por Maia, o local funcionará como um corredor único, com apenas um acesso para a entrada e uma saída. Servidores da Prefeitura irão controlar o fluxo de pessoa nesse corredor, obedecendo o limite máximo de pessoas permitido. Para garantir a segurança dos consumidores, os clientes não terão acesso aos alimentos com a mão, podendo apenas o feirante, devidamente higienizado, fazer a manipulação das frutas, vegetais e demais produtos.

Maia explicou que esse novo formato será mais demorado. "Melhor que continue aberto, mas a proteção e o cuidado são essenciais", disse.

SIGA-NOS NO Google News