Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começou ontem a semana de produtos orgânicos

Famasul News - 24 de junho de 2006 - 10:51

A Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS), Idaterra, Embrapa e parceiros lançam hoje em Mato Grosso do Sul a 2ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa que pretende incentivar o consumo dos produtos livres de agrotóxicos é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O evento nacional, que acontece de 23 a 30 de junho, conta com a participação, até agora, de treze Estados e o Distrito Federal.

Em Mato Grosso do Sul, o projeto abrange a Capital e os municípios de Corumbá, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Nova Andradina, Rio Brilhante, Caarapó, Douradina, Itaporã e Juti.

Na programação estão previstas palestras em escolas estaduais e municipais, sindicatos rurais e universidades, dias de campo, apresentação de produtos e insumos orgânicos e visita a propriedades agroecológicas.

Em Campo Grande, a solenidade de abertura acontece às 9 horas, na sede da SFA/MS, com a palestra do engenheiro agrônomo Orlando Baez (SFA/MS) e um café da manhã preparado somente de produtos orgânicos.

Atualmente, a produção orgânica brasileira ocupa cerca de 6,5 milhões de hectares e envolve aproximadamente 20 mil produtores, dos quais 80% são pequenos. Em Mato Grosso do Sul são 166 produtores.

Participação

Cerca de quatro mil alunos e 500 agricultores familiares da Capital e do interior também participam da iniciativa.

Juntamente com os técnicos da SFA/MS, o Idaterra realiza até o dia 30 palestras e dias de campo em escolas estaduais, municipais e assentamentos dos municípios envolvidos.

Entre os temas que serão discutidos durante o evento estão a pecuária orgânica e a produção e o consumo dos alimentos orgânicos no Brasil e em Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, 27 escolas participam do evento. No Interior participam 36 escolas.

SIGA-NOS NO Google News