Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão sedia seminário de turismo

Assessoria - 05 de agosto de 2003 - 09:36

Integrantes da Câmara Técnica de Turismo da região norte do Estado e empresários locais se reúnem na próxima amanhã, em Chapadão do Sul para avaliar e planejar ações com vistas no desenvolvimento turístico da região. O encontro é promovido pelo Cointa - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari e Sebrae/MS.
Ao todo, participam 11 municípios, dentre eles Alcinópolis, Bandeirantes Camapuã, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste e Sonora - que fazem parte do Cointa - Cassilândia e Chapadão do Sul, que são da região conhecida como Chapadões.
Às 9h, o grupo se reúne na Câmara Municipal para a 5ª Reunião Técnica de Turismo, quando deve ser feita a integração dos planos e diretrizes municipais, revisão das metas e discussão sobre Calendários de Eventos da região, que já está sendo elaborado para 2004. À tarde, serão realizadas visitas a duas propriedades rurais.
De acordo com Ariel Albrecht, presidente da Câmara Técnica de Turismo do Cointa e coordenador do evento, as visitas têm por finalidade sensibilizar os empresários rurais para a possibilidade de inserir a atividade turística em suas propriedades. "Incentivamos os proprietários para que percebam também a atividade rural enquanto um produto turístico que pode gerar renda e emprego para o município".
Os técnicos devem fazer visitas à Fazenda Catléia, cujo cultivo é o algodão, e à Fazenda Campo Bom, que produz a soja e o milho - principais cultivares de Chapadão do Sul, que tem vocação agropecuária.
A partir das 19h, acontece na Câmara Municipal o Seminário de Turismo - evento itinerante com palestras e mesa redonda, realizado em parceria com as prefeituras em cada município-sede das reuniões técnicas. O seminário reúne empresários locais, profissionais, estudantes da área de turismo e comunidade. Na ocasião, será realizada palestra de sensibilização para o Turismo.
Na quarta-feira, dia 6 de agosto, pela manhã, os técnicos se reúnem com o Conselho Municipal de Turismo - Comtur, de Chapadão do Sul, e visitam outras duas propriedades rurais.
Cointa - O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari foi criado em 4 de junho de 1997, para que os municípios integrantes utilizem os recursos naturais, principalmente os hídricos, para a geração de emprego, renda, infra-estrutura e qualidade de vida, sem degradar e protegendo o meio ambiente.
Desde o ano passado o Cointa trabalha com a metodologia de DLIS - Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável, que se trata de uma estratégia para combater a pobreza e promover o crescimento do país, apostando no desenvolvimento local, integrado e sustentável como saída para reduzir os problemas sociais e econômicos de municípios carentes com menos de 50 mil habitantes.


SIGA-NOS NO Google News