Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão do Céu comemora 21 anos de fundação

Jovem Sul Comunicações - 21 de agosto de 2003 - 14:54

Neste 21 de agosto, Chapadão do Céu comemora 21 anos de fundação.
Nasceu do idealismo de Alberto Rodrigues da Cunha, que lançou a pedra fundamental da cidade em 21 de agosto de 1982.
Desde a chegada ao local com a sua família, Alberto Rodrigues atraiu mais pessoas interessadas em investir na região e com isso, a população foi se multiplicando até virar cidade.
Para instalação do vilarejo de Chapadão do Céu, a primeira necessidade foi o fornecimento de energia elétrica, conseguida com uma usina de 25 kVA, instalada no Rio Formoso, a 7 Km da cidade, em sua fazenda.
A água foi obtida através de poço semi-artesiano e instalação de um reservatório com capacidade de 50.000 litros no ponto mais alto da região onde estaria, mais tarde, a cidade de Chapadão do Céu.
Algum tempo depois abriu-se uma avenida no local, até o cruzamento com a GO 302, onde Alberto montou um posto de combustíveis com o objetivo principal de fornecer óleo diesel aos agricultores que desbravavam o cerrado da região para o plantio da soja.
Teve início a cidade com a construção de 7 casas ao longo daquela avenida, que servia de moradia, mercado, rancho para refeições e até uma escola, que recebeu o nome de Frutos da Terra. Na escola, funcionava um consultório médico.
Com a ativação da escola, o crescimento do local foi inevitável e levou a Arquiteta Marta Garcia Cunha a elaborar um projeto de urbanização modelo para Chapadão do Céu, obedecendo à Lei de Loteamento, com planejamento de áreas públicas, áreas verdes, setores residenciais, comerciais, industriais e para-rurais.
Com a aprovação do projeto de urbanização da cidade, foi feita a demarcação dos lotes que se tornou um condomínio entre os oito filhos de Alberto Rodrigues e administrado por Paulo Rodrigues da Cunha.
Lei municipal de Aporé, cidade-mãe, aprovou o loteamento com 2.190,7 Km2 para instalação de Chapadão do Céu.
No dia 21 de agosto aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a construção do posto de combustível. Trata-se de data histórica para o município e para o seu fundador Alberto Rodrigues da Cunha, aniversariante no mesmo dia. É considerado o dia da sua fundação, daí a data comemorativa do aniversário da cidade.
Emancipado foi o município através da Lei nº 11.398, publicada no Diário Oficial do Estado em 18/02/1991.

Prefeitos da cidade de Chapadão do Céu (GO):
1993 a 1996 – Alberto Rodrigues da Cunha;
1997 a 2000 – Pedro Rodrigues Guerini; por motivo de acidente dividiu o mandato intermitentemente com o seu vice-prefeito Joênio Alves de Araújo;
2001 – Alberto Rodrigues da Cunha (falecido em 26 de julho com 72 anos);
2001 até os dias atuais – Eduardo Pagnoncelli Peixoto.

Todos os administradores que passaram pela prefeitura de Chapadão do Céu preocuparam-se com o bem estar da população e investiram no social, meio ambiente e urbanismo, tornando a cidade um modelo no país.
Segundo pesquisa realizada pela ONU, Organização das Nações Unidas, a cidade tem o melhor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, no estado de Goiás e está entre as 100 melhores do país.

Graças a sua proximidade com o Parque Nacional das Emas, os seus recursos naturais e investimentos públicos, recentemente o município foi classificado como município turístico, através de deliberação normativa do Instituto Brasileiro de Turismo.

SIGA-NOS NO Google News