Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 11 de Dezembro de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: morre Jeronimo Olimpio Mariano

21 de outubro de 2012 - 08:01

Faleceu, na madrugada de hoje, por volta das 01h30, Jeronimo Olimpío Mariano, com 82 anos de idade. Segundo a família, uma úlcera pode ter sido a causa. Por estar com o mal de Alzheimer ele tinha dificuldades para dizer o que estava sentindo.

Jeronimo Mariano foi um dos pioneiros de Cassilãndia. Nasceu na região do Bagageiro e aportou na cidade na década de 50. Nunca foi candidato a nenhum cargo eletivo mas foi líder político, muito respeitado pelos seus companheiros da UDN, como pelos adversários do PSD. Depois participou da ARENA. No Mato Grosso uno permaneceram no mesmo partido a UDN e o PSD.

Seu corpo está sendo velado na Unapaz e será sepultado às 17 horas no cemitério municipal local.



O que é Alzheimer?
No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas sofrem do Mal de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer, doença incurável acompanhada de graves transtornos às vítimas. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. Perde apenas para infarto, derrame e câncer.

O Mal de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, a doença causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.(por Minha Vida)

SIGA-NOS NO Google News