Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: gambá é o culpado pelo apagão de sábado

06 de abril de 2006 - 12:08

Conforme informou com exclusividade ao Cassilandianews os assistentes técnicos da Enersul, José Victor de Lima Neto e Carlos Roberto Garcia, o responsável pelo apagão de sábado em Cassilândia foi um gambá.

Segundo os técnicos, a energia da cidade vem do linhão com origem em Jupiá de 138 KWA. Ele atravessa as cidades de Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica. Em cada substação, ele entra em um transformador, para diminuir a tensão da rede para 13,8 KWA. No sábado, entre o linhão e a entrada do transformador o gambá fechou a mufa de saída do mesmo, desarmando o equipamento. Para resolver o problema, a equipe de Paranaíba teve que ser acionada, fazendo com que a demora fosse prolongada.

Não bastasse isso, os técnicos ainda explicaram o porque das novas quedas de luz após o restabelecimento do transformador. Explicaram que após a energia entrar pelo transformador e rebaixar a tensão, ela é dividida entre dois alimentadores: o L1, que alimenta a região central e o L2, que alimenta os bairros e a zona rural. O L2 desarmou em virtude de um ponto quente na rede municipal (que é uma folga na conexão), sendo necessário correr toda a linha para encontrar o ponto correto. No caso de sábado, a linha tinha arrebentado na região do salto, próximo a chácara do vicente da horta.

Quanto ao gambá, os nossos pêsames.

SIGA-NOS NO Google News