Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia: fazenda saltou das 17 para 31@/ha/ano melhorando a gestão

Reportagem do Giro do Boi visitou a Fazenda Barra, em Cassilândia, no Bolsão de MS, para ver na prática o impacto do programa Fazenda Nota 10 no resultado da propriedade.

Giro do Boi - 24 de novembro de 2021 - 09:55

Cassilândia: fazenda saltou das 17 para 31@/ha/ano melhorando a gestão

Nesta segunda, dia 22, o Giro do Boi levou ao ar mais um conteúdo da série Repórter Nissan. Desta vez, a equipe de reportagem visitou uma fazenda em MS, a Fazenda Barra, em Cassilândia, região do Bolsão Sul-mato-grossense. Recentemente a propriedade se destacou pelo aumento de produtividade, saindo de 17 para 32 arrobas por hectare ao ano produzidas. O objetivo foi alcançado depois do ingresso no programas Fazenda Nota 10.

Conforme contou o agrônomo Pedro Henrique Castilho, gestor da fazenda em MS, a propriedade foi herdada pela sua esposa e seu cunhado por volta de 2014. Inicialmente o objetivo era diminuir o capital investido em rebanho para destinar a outras áreas da fazenda. Por isso, a fazenda terminou de abater os bois que havia em estoque e fez a reposição de fêmeas.

Primordialmente os investimentos da fazenda em MS foram destinados a melhorias nas cercas, reforma de pastos e até na construção de uma fábrica de ração.

CONFINAMENTO DE NOVILHAS CRUZADAS

Atualmente a fazenda em MS se especializou em engorda de fêmeas, passando inclusive da engorda de novilhas Nelore para as cruzadas. “A gente pega os animais com 240 kg de média na compra e eles ficam no pastejo rotacionado até 400 kg. Aí agora a gente está terminando no confinamento. Antes a gente terminava no semiconfinamento”, detalhou Castilho.

Segundo contou o gestor, o semiconfinamento deu lugar ao confinamento para que as fêmeas recebessem todas as premiações por qualidade possíveis. Anteriormente a propriedade não alcançava peso, acabamento ou idade ideais para premiações do Protocolo 1953. “Pensando nisso de aumentar a produção e melhorar a terminação, a gente decidiu montar o confinamento”, contou.

Nesse sentido, além de destacar a importância da fábrica de ração para o desempenho do confinamento, Castilho falou ainda sobre a produção do volumoso. Depois que usou bagaço de cana e considerou ainda silagem de milho, descartando pelo alto custo, a fazenda encontrou no Capiaçu uma boa alternativa.

FAZENDA NOTA 10

A propriedade passou a integrar o programa de capacitação em gestão e comparação de resultados Fazenda Nota 10 em 2019 e logo em seguida percebeu o salto de produtividade.

De acordo com Rodrigo Gennari, zootecnista e líder do Fazenda Nota 10, a fazenda quase dobrou alguns dos números. “Quando eles iniciaram no programa em 2019. eles estavam com a produção de 17 arrobas por hectare. Logo depois, na safra 2020/21, eles passaram para 30,9@/ha. Então a gente vê uma evolução muito grande”, salientou.

Além disso, a Fazenda Barra já figura no topo do GMD na comparação com as fazendas top rentáveis do programa. Atualmente a fazenda tem um ganho diário de 721 gramas por cabeça contra 668 de média do grupo das mais lucrativas, por exemplo.

Ou seja, além de buscar os próprios números, agora a fazenda consegue comparar seu desempenho com propriedades dentro da sua realidade. “Quando surgiu o Fazenda Nota 10, a gente estudou e viu que tinha benchmarking e tinha como comparar a nossa produção com as demais fazendas, dos nossos vizinhos. A gente fala que no Brasil virou todo mundo vizinho de todo mundo por causa da Fazenda Nota 10”, comentou Castilho.

E NO FUTURO?

Seja como for o desempenho da Fazenda Barra na safra 2021/22, Castilho ainda não se dará por satisfeito. “Nosso grande gargalo hoje é melhorar a nossa eficiência produtiva. Queremos colocar um animal no confinamento o mais rápido possível, melhorar as nossas pastagens um pouco mais. Entrar com adubação em algumas áreas que estão necessitadas e é basicamente isso para colocar um animal mais jovem no mercado”, projetou.

Veja mais detalhes da trajetória da Fazenda Barra:

Por fim, assista a reportagem em vídeo completa no player abaixo:

SIGA-NOS NO Google News