Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Casos de dengue aumentaram em 65%

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 05 de maio de 2006 - 14:09

A epidemia de dengue, admitida por autoridades sanitárias de Mato Grosso do Sul, tem feito mais casos a cada semana em Mato Grosso do Sul. O levantamento atualizado divulgado hoje aponta 1.733 contra 1.045 no fim da semana passada, ou seja, 65% de crescimento. Uma preocupação a mais é o fato de já terem sido registrados no Estado, em cinco municípios, casos da dengue tipo 3, que ainda não haviam sido registrados.

Entrevistado pelo Campo Grande News na quinta-feira, o secretário de Saúde, Matias Gonsales, atribuiu este aumento ao descuido da população em relação à prevenção quanto à proliferação do mosquito transmissor da doença o aedes aegypit. “É preciso que a prevenção seja incorporada assim como já é com o cinto de segurança”, diz.

O município com maior concentração dos casos da doença é Dourados, com 754, seguido de Bataguassu, com 246. O número de casos confirmados em Dourados nesta semana triplicou em relação à semana passada. Notificados, no Estado são 6,3 mil casos, segundo o relatório.

O aumento dos diagnósticos laboratoriais pode refletir o recebimento de kits para o exame, que estavam em falta há 35 dias. Na sexta-feira passada a SES recebeu mais 4 kits, cada um serve para 98 exames. A previsão, segundo Matias, é de receber mais 30 nos próximos 15 dias. A suspensão do fornecimento ocorreu por conta da greve dos fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A atualização dos dados relativos aos casos de dengue confirmados em Mato Grosso do Sul, divulgada hoje, aponta aumento de 25% no número de pessoas atingidas em relação à semana anterior. São 1.045 casos confirmados, quando o relatório de terça-feira passada apontava 831. Dourados tem 246 casos e 185 Bataguassu e 181 em Campo Grande. As autoridades de saúde admitem epidemia da doença. Por outro lado, faltam kits para exame de dengue, por conta da greve dos fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

SIGA-NOS NO Google News