Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Candidato à reitor envia esclarecimentos

redação - 31 de maio de 2003 - 07:40

O prof. Praxedes, um dos cinco candidatos ao cargo à Reitor da UEMS, enviou os seguintes esclarecimentos à redação:
Na transcrição da entrevista concedida ao vivo em 28/05/2003, ao Sr. Pamplona, constam algumas incorreções que gostaria que fossem sanadas, o texto integral diz o seguinte, “O professor Praxedes destacou a necessidade de se tratar à questão da autonomia da instituição de uma forma definitiva e que a Comunidade Escolar deve definir de forma soberana os assuntos ligados à Universidade”.
As incorreções são as seguintes, o conjunto formado por professores, alunos e técnicos da Universidade forma o que denominamos, Comunidade Acadêmica e não Comunidade Escolar conforme foi transcrito. Para nós, que estamos trabalhando na perspectiva de construir uma Universidade séria, este é um conceito fundamental. A expressão “definir de forma soberana os assuntos ligados à Universidade, não se aplica a nenhuma Universidade, pois, o termo soberania, diz respeito aos Estados Nacionais. O termo aplicável à Universidade é autonomia administrativa, financeira, didática e científica, que é garantida pelo artigo 207 da Constituição Federal”.
Um outro problema que identifiquei na versão transcrita é que na entrevista falei de forma concisa sobre algumas questões que são fundamentais à Universidade e estas sequer foram citadas, dentre elas destaco:
A questão da descentralização do poder, pois hoje, todo o poder financeiro e administrativo concentra-se em Dourados, dificultando sobremaneira o desempenho de gerentes e coordenadores de Curso no encaminhamento dos problemas dos Cursos e das Unidades.
A questão de pensar a ação da Universidade desvinculada da lógica política estritamente partidária. O compromisso fundamental da Universidade deve ser o de instrumentalizar-se conceitualmente de forma a contribuir com o desenvolvimento estratégico do Estado.

NR. O espaço está aberto para todos os candidatos ao cargo de reitor da UEMS, para resumidamente apresentar também o seu plano de trabalho

SIGA-NOS NO Google News