Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câncer - Estudo mostra eficácia de vacina contra HPV

Agência do Rádio - 20 de abril de 2006 - 08:56

Estudos apontam que a vacina contra o HPV, papiloma vírus humano, tem 100% de eficácia na prevenção de lesões causadas pelo câncer do colo do útero de origem viral. A pesquisa da vacina é realizada em 11 países. No Brasil, 14 centros estão envolvidos. O programa de testes tem a participação de 25 mil mulheres, entre 16 e 23 anos de idade. No Brasil, são cerca de três. A aplicação nas voluntárias começou há quatro anos e os resultados comprovam a eficácia da vacina no combate ao vírus, informa o pesquisador da Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, Edson Moreira.

"A vacina teve um resultado de 97 a 100% de eficácia. É uma proteção realmente bastante promissora e a expe ctativa que nós temos é que obtendo a aprovação pelo FDA agora no primeiro semestre, o pacote regulatório para a aprovação no Brasil seja submetido à Anvisa e nós tenhamos essa vacina disponível para a população brasileira no segundo semestre."

O câncer do colo do útero é a segunda principal causa de morte entre as mulheres no mundo. Quase 80 % dos casos da doença ocorrem nos países em desenvolvimento. O Instituto Nacional de Câncer, Inca, estima que no Brasil, a cada 100 mil mulheres com vida sexual ativa, 22 vão desenvolver a doença.

De Brasília, Silaine Bohry

SIGA-NOS NO Google News