Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Campo Grande sedia Exposição do STF a partir do dia 16

TJMS - 10 de março de 2009 - 16:21

Os quase dois séculos de atuação judiciosa e independente do Supremo Tribunal Federal (STF) serão mostrados no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, de 16 de março a 24 de abril de 2009. As 25 peças que compõem a exposição “Supremo Tribunal Federal em Campo Grande” chegam à Capital sul-mato-grossense ainda esta semana. Com estas peças serão montados 10 módulos auto-representativos e cinco quadros.

A solenidade de lançamento da exposição será realizada na próxima segunda-feira, dia 16 de março, às 17h30, no espaço cultural do Tribunal de Justiça (saguão do piso inferior), local onde ficarão expostos os quadros.

Esta é a 17º edição do evento, inédito no Mato Grosso do Sul. A exposição estará aberta à visitação do público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Segundo o Ministro Gilmar Mendes, a iniciativa tem a finalidade de divulgar os aspectos e detalhes da Corte Maior brasileira aos cidadãos que, mesmo impossibilitados de conhecê-la pessoalmente, em face dos obstáculos inerentes à imensa territorialidade deste país-continente, aprenderam a admirá-la e respeitá-la à luz diáfana do tempo e de tantos históricos julgamentos.

A Mostra foi montada a partir do trabalho da fotógrafa Graça Seligman, cuja sensibilidade bem captou a beleza tanto das formas sinuosas reveladas no conjunto de edifícios que compõem o Supremo quanto dos espaços interiores, concebidos sob o signo da reconhecida genialidade de Oscar Niemeyer.

Ao oferecer ao visitante a privilegiada visão desse que é um dos conjuntos arquitetônicos mais harmoniosos da Praça dos Três Poderes, pretende-se despertar a atenção para o afazer diário da prestação do serviço público de justiça.

Exposição - A exposição irá ocupar o espaço cultural do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e apresentar painéis fotográficos retratando diversos ambientes e momentos históricos do STF. A intenção é familiarizar o público com o funcionamento da mais alta Corte de Justiça do país, conhecida como a Casa da Cidadania por excelência.

Será uma interação entre a população e a magistratura brasileira, já que o Poder Judiciário precisa estar próximo do cidadão, em um convívio harmônico e estreito entre autoridades judiciárias e os jurisdicionados.

A iniciativa de se levar a Exposição Fotográfica Itinerante do STF aos estados brasileiros simboliza a abertura do judiciário a toda sociedade.

Destaques - Os painéis da exposição, que medem 1,80m x 2,50m, ficaram expostos em Porto Velho (RO) até o dia 5 de março. Ao percorrer os Estados, a exposição já passou por Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luiz, Palmas, Goiânia, Cuiabá e Rio Branco. Nos painéis é possível ver:

- a galeria dos presidentes do STF;

- o Salão Branco;

- a biblioteca Ministro Victor Nunes Leal;

- salas das Turmas;

- os edifícios integrantes do complexo arquitetônico do Superior Tribunal de Justiça;

- os registros fotográficos de diferentes fases de construção da Corte;

- as visitas de personalidades ilustres;

- os desenhos originais do arquiteto Oscar Niemeyer para o projeto do STF.

Autoria do Texto:Departamento de Jornalismo

SIGA-NOS NO Google News