Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Câmara vota amanhã processo contra José Mentor

Iolando Lourenço/Campo Grande News - 18 de abril de 2006 - 20:04

O Plenário da Câmara vota amanhã (19), em sessão ordinária a partir das 16 horas, o processo que pede a cassação do deputado José Mentor (PT-SP) por quebra de decoro parlamentar. A afirmação é do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ao informar que o deputado Mentor abriu mão do prazo regimental que teria para apresentar recurso contra o processo.

O Conselho de Ética recomendou ao Plenário a cassação do mandato do deputado Mentor, por nove votos a quatro, ao aprovar parecer do deputado Nelson Trad (PMDB-MS). No parecer, Trad alega que "os fatos apontam para a responsabilidade do deputado José Mentor no recebimento de recursos irregulares".

O deputado José Mentor recebeu R$ 120 mil de Rogério Tolentino, sócio do empresário Marcos Valério, acusado de ser o operador do chamado "mensalão" (sistema de pagamento de parlamentares em troca de apoio ao governo). Em depoimento, Mentor confirmou que recebeu o dinheiro como pagamento por três pareceres jurídicos feitos pelo seu escritório de advocacia. "Fiz meu trabalho, emiti nota fiscal e paguei os impostos", disse.

Para o deputado ser cassado, perder seu mandato e parte dos direitos políticos e só poder concorrer a novo mandato eletivo a partir de 2015 são necessários no mínimo 257 votos favoráveis ao parecer do Conselho de Ética, que recomendou a cassação do mandato de Mentor.

SIGA-NOS NO Google News