Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil é tricampeão em competição internacional

Regina Mamede, Sebrae - 20 de março de 2009 - 11:42

Rio de Janeiro - Ousadia para traçar estratégias e frieza para superar condições adversas. Com essa combinação, a equipe paulista ‘Costela no Bafo’, representando o Brasil, venceu a edição 2008 do Desafio Sebrae Internacional. Os universitários brasileiros competiram com participantes de outros sete países da América do Sul. O resultado foi divulgado na noite desta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

Considerada como favorita pelos próprios adversários, os estudantes brasileiros mantiveram a humildade mesmo depois do anúncio oficial. Na abertura da concorrida cerimônia realizada no Palácio da Cidade, zona sul da cidade, Rafael de Souza Nars, disse que a competição foi equilibrada até o final e que qualquer equipe poderia ganhar.

“O mais valioso dessa experiência é que estamos sempre na posição de aprender e que é necessário ser humilde para aceitar algo novo. Aprendemos e crescemos com o Desafio Sebrae. Independente do resultado, saímos maiores do que entramos e esse é o maior prêmio”, afirmou.

O prefeito Eduardo Paes parabenizou todos os competidores pelo trabalho realizado, sempre lutando pelo melhor, o que, ressaltou, combina com uma das características do Rio de Janeiro. “A cidade tem uma vocação para a inovação com suas universidades, centros de pesquisa e sede de grandes empresas como a Petrobras”, ressaltou. O papel do Sebrae também foi valorizado pelo prefeito, que considera a Instituição “uma grande parceira em um conjunto de iniciativas públicas como o combate à informalidade e à burocracia”.

A importância do conhecimento na geração de riqueza e na integração dos países latino-americanos foi a tônica do discurso do presidente do Sebrae. “Países desenvolvidos são feitos por pessoas desenvolvidas. Levem com vocês a responsabilidade de ser um exemplo para a construção de um sistema social mais justo, com uma economia forte que impeça uma crise mundial. Contem sempre com o apoio do Sebrae porque precisamos também da ajuda de vocês para avançar”, valorizou.

Experiência adquirida

A equipe ‘Costela no Bafo’ participa do Desafio Sebrae pela segunda vez e, apenas um deles, estréia na competição. Os universitários ressaltaram que a vitória se deve, sobretudo, à persistência e a determinação de vencer.

“Valorizamos ainda mais essa conquista por dois motivos: a competição foi de alto nível e soubemos vencer as adversidades, quando perdemos o controle da situação em algumas etapas. No entanto, quero dizer aos adversários que não consideramos esse troféu como prêmio, mas como um presente pela oportunidade de conhecer todas as equipes e sempre que olharmos para ele, nos lembraremos de cada um de vocês”, disse Rafael.

Para Nicolás Maxiliano Porfiri, da equipe ‘Pyme Santa Fe’, da Argentina, a disputa foi emocionante e o Brasil mereceu o título. “Estamos muito honrados com o segundo lugar porque a competição foi muito difícil. Perdemos muitos pontos porque ficamos sem matéria-prima e aumentamos o preço, quando o mercado reagiu na direção contrária. Mas estamos gratificados pela conquista”, disse.

Ivonne Alexandra Pava Carvajal, da equipe colombiana ‘Proyección’, também reconheceu um erro fatal de estratégia. Ficamos sem dinheiro porque tentamos negociar toda a nossa produção no exterior e não vendemos. Não estamos tristes porque aprendemos e a vitória do Brasil foi merecida”, afirmou.

“Esse é um evento com muitos talentos novos e a implantação de uma cultura de empreendedorismo começa com idéias inovadoras. Outra grande conquista do Desafio Sebrae é que estamos consolidando e internacionalizando esse programa", ressaltou Sergen Farid, diretor de Tecnologia e Inovação do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), insttituição parceira do Sebrae na realização do Desafio.

Na final, a equipe ‘Costela no Bafo’, foi representada por Rafael de Souza Nars, Bruno Barreto Rodrigues e Rodrigo Constant da Silva. Sérgio Henrique Alves e Érico Vicente Ciancio não puderam participar dessa fase. ‘Eles tinham outros compromissos, mas a vitória é de todos”, valorizou Bruno. Todos são da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde fazem cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Ambiental e devem se formar no primeiro semestre deste ano.

Também prestigiaram a cerimônia o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens Andrade, o secretário da Casa Civil do Rio, Pedro Paulo Carvalho, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rodolfo Tavares, o superindente do Sebrae/RJ, Sérgio Malta, e o diretor Evandro Peçanha.

SIGA-NOS NO Google News