Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bolsa de arrendamento será tema em Três Lagoas

Fabiane Sato - 21 de agosto de 2003 - 14:03

O consultor da Bolsa de Arrendamento e Parcerias de Terras da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), José Humberto Guimarães, estará dia 27, quarta-feira, no Sindicato Rural de Três Lagoas, falando sobre os benefícios do arrendamento de terras.
Além de José Humberto, que implantou o programa em Minas Gerais e no Oeste paulista, o coordenador do programa Expansul, do Governo do Estado, Fernando Luíz Nascimento, explica quais os benefícios do programa para os produtores que aderirem a ele. Já o engenheiro agronômo da Embrapa Agropecuária Oeste e da Fundação Chapadão, Paulino José Melo Andrade, aborda em sua palestra e intgração da agricultura e da pecuária.

Mais de 36 mil hectares disponíveis

Conforme o assessor de agricultura da Famasul, Laurindo Pelinkar, existem já cadastradas na Bolsa de Arrendamento e Parceria de Terras no Estado mais de 36 mil hectares de terras. Laurindo acrescenta ainda que os interessados em propriedades para plantar acumulam 11.990 hectares de terras no Estado.
Segundo o assessor, o interesse pelo arrendamento é a possibilidade de agregar valor a propriedade e aumentar os rendimentos. "Já Temos empresários do setor rural de Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Minas Gerais interessados em arrendar terras no Estado", comentou o assessor. Outra vantagem no arrendamento para a pecuária é a possibilidade de renovar a pastagem.
Conforme o estudo do idealizador da Bolsa de Arrendamento, João Humberto Guimarães, o projeto pode gerar um lucro de até 38,7% maior para o produtor que arrendar parte de sua propriedade. O ganho líquido por arroba para quem recria animais chega a R$ 58,00 por ano, enquanto o lucro médio do arrendamento de terras por ano é de R$ 150,00 por hectare. Esses dados foram apresentados com base na implantação da Bolsa Arrendamento em Uberaba (MG).

SIGA-NOS NO Google News