Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Banco de Leite orienta mães sobre amamentação segura durante pandemia

Mulheres com suspeita de Covid-19 podem continuar o aleitamento materno, desde que reforcem as medidas de prevenção

Governo do Amapá - 28 de abril de 2020 - 15:00

Banco de Leite orienta mães sobre amamentação segura durante pandemia

Ainda não há estudos que apontem infecção de Covid-19 através do leite materno. Mesmo assim, mães em período de amamentação devem ter mais atenção quanto às medidas de prevenção.

É preciso seguir com mais rigor a higienização corporal, especialmente das mãos. A orientação é feita pelo Banco de Leite Humano do Amapá (BLH), que tem recebido muitas mães preocupadas, em decorrência da pandemia.

A coordenadora do BLH, Darcineyde Diasa ressalta que a amamentação deve ser mantida mesmo no caso de suspeita da doença, pois os benefícios do ato superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus.

“Caso a mãe esteja com suspeita de Covid-19, a orientação é tomar banho antes de amamentar, e lavar bem as mãos com água e sabão, além do uso de máscara e evitar falar enquanto tem contato com o bebê”, orientou.

Darcineyde acrescenta que o banho no bebê precisa ser realizado, de preferência, após o contato. A mãe também pode optar por fazer a retirada do leite e pedir para outra pessoa alimentar o bebê com o uso de um copinho ou colher.

Ainda segundo a coordenadora, as mamas não precisam ser higienizadas com álcool que, inclusive, pode ser prejudicial. Pois é uma parte do corpo que não fica exposta, como as mãos e, por isso, a higienização durante o banho é suficiente.

“Importante ressaltar que a mãe precisa estar em condições clínicas adequadas para poder amamentar ou retirar seu leite”, continuou a coordenadora do BLH.

Lembrem-se:

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de pegar o bebê ou antes de retirar o leite materno;
Usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as amamentações
Evitar falar ou tossir próximo da criança;
A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova amamentação;
Em caso de opção pela extração do leite, devem ser observadas as orientações disponíveis no site da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Seguir rigorosamente as recomendações para limpeza das bombas de extração de leite após cada uso;
Deve-se considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho ou colher ao bebê;
É necessário que a pessoa que vá oferecer ao bebê aprenda a fazer isso com a ajuda de um profissional de saúde
O Banco de Leite Humano funciona por 24h em todos os dias da semana para o público interno e externo e disponibiliza uma linha telefônica - (96) 98115-9018 – para dúvidas e doações.

SIGA-NOS NO Google News