Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 3 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aula da cidadania discute o racismo

FETEMS - 18 de novembro de 2004 - 14:12

Para debater o tema racismo com os alunos da Rede Pública de Ensino de todo o Estado, está marcada para o dia 22 de novembro, às 9 horas, na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, a aula magna do projeto Aula da Cidadania. Trata-se de uma promoção da Fetems - Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul - em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

“Racismo é um tema árido. Ainda há muito que se discutir sobre racismo, porque as pessoas deixam o assunto de lado e não se posicionam. A questão do racismo não está na cor da pele de cada pessoa, mas no pensamento e nas atitudes de cada um”, diz a presidente da Fetems, Mara Eulália Carrara da Silva.

O projeto Aula da Cidadania foi criado pela Fetems com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos da Rede Pública de Ensino sobre assuntos relevantes e que não estão incluídos no currículo. A proposta é estimular a discussão e a reflexão dentro da sala de aula, através de um jornal especialmente criado para a ocasião. O jornal, além de conter matérias específicas sobre o tema, também traz várias atividades para que os professores trabalhem com os alunos, simultaneamente, nas diversas disciplinas.

“Precisamos ‘desconstruir’ a cultura racista e só vamos conseguir por meio da discussão e até da polêmica”, afirma Luzia Maria de Brito, secretária de Formação Sindical da Fetems. “O preconceito no Brasil ainda é muito forte, por isso resolvemos abordar o tema racismo com 420 mil estudantes no Estado”. A diretora também lembra do debate a respeito das quotas para negros nas universidades. “Todos são a favor de quotas para tudo, menos quando se trata de facilitar o acesso do negro à sociedade”.

Vale destacar que, durante o II Encontro Nacional de Negros, Negras e Educação – Educar o Brasil com Raça, que aconteceu em Florianópolis/SC, de 11 a 13 de novembro, foi apresentado o projeto Aula da Cidadania, através da distribuição do jornal. “O Mato Grosso do Sul virou referência nacional, pois todos os estados vão realizar eventos alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, mas nenhum vai trabalhar o tema de forma massiva”, explica Luzia de Brito.

A concepção do jornal Aula da Cidadania foi feita por um grupo de especialistas, professores, dirigentes sindicais e militantes do movimento negro. A aula magna do projeto Aula da Cidadania, vai contar com a presença da presidente da Fetems, professora Mara Carrara da Silva, da diretoria da entidade, do secretário de Estado de Educação, professor Hélio de Lima, de educadores e militantes do movimento negro. O evento acontece dia 22, às 9 horas, na Escola Estadual Antonio Delfino Pereira, Rua Ciro Nantes da Silveira, 228, Bairro São Francisco, fone 365.8006.

SIGA-NOS NO Google News