Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Audência pública no Distrito do Paraíso discute usina

Gislaine Balbinot - 28 de junho de 2003 - 09:35

Campo Grande (MS) – Na próxima quarta-feira, dia 02 de julho, às 19h, será realizada a audiência pública da implantação da Pequena Central Hidrelétrica Alto Sucuriú. A audiência vai ocorrer no Centro Comunitário “Paraíso das Águas”, do distrito de Paraíso, pertencente ao município de Costa Rica, rodovia federal BR-060, km 72.
A audiência pública está sendo promovida pela secretaria estadual de Meio Ambiente, por meio do Instituto do Meio Ambiente–Pantanal (Imap), atendendo à resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente nº 009/87. A concessão para instalação da hidrelétrica foi outorgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à empresa DM Construtora de Obras Ltda.
A obra será entre os municípios de Água Clara e Chapadão do Sul, englobando ainda Costa Rica, e terá duas turbinas com energia suficiente para atender ao consumo residencial de uma cidade de aproximadamente 250 mil habitantes. A integração da hidrelétrica ao setor elétrico será feita por meio de uma linha de transmissão com cerca de 60 km, com conexão com a subestação de Chapadão do Sul. A implantação e a operação da usina são de responsabilidade da empresa DM Construtora de Obras Ltda e a expectativa é de que as obras tenham início em 2004. Em seguida, terá de se obter o licenciamento ambiental para a entrada em operação comercial, que está prevista para acontecer em 2006. Segundo o presidente do Instituto de Meio Ambiente–Pantanal (Imap), Manuel Vitório, este empreendimento faz parte da política de investimentos do governo e irá expandir a matriz energética de Mato Grosso do Sul, mas isso terá que ser feito com planejamento e responsabilidade, principalmente ambiental, para isso que será realizada a audiência pública, onde serão discutidos os pontos positivos e negativos da instalação da usina.


SIGA-NOS NO Google News