Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Domingo, 28 de Novembro de 2021
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Astronauta brasileiro terá 10 dias para se readaptar

Flavio Diegues - 09 de abril de 2006 - 10:40

O astronauta brasileiro Marcos César Pontes chegou bem ao Centro de Treinamento de Astronautas Yuri Gagarin hoje (9) e deve permanecer no local até o dia 19.

Pontes desembarcou, vindo de Kustanay, no Cazaquistão, junto com os outros dois integrantes da missão anterior, o norte-americano William McArthur e o russo Valery Tokarev. Eles vieram de avião para a Cidade das Estrelas, onde fica o centro de treinamento, a cerca de 50 quilômetros de Moscou. Os três chegaram bem. O americano e o russo, que permaneceram no espaço por seis meses, desceram do avião visivelmente com dificuldades, amparados pelo respectivo médico. Pontes também foi auxiliado pelo seu médico, Luís Cláudio Luttis, mas teve menos dificuldade.

O trio chegou às 14 horas (horário local) no centro de treinamento, três horas depois do previsto, por causa do mau tempo.

Com Pontes, vieram os experimentos brasileiros levados ao espaço. O coordenador da Missão Centenário, Raimundo Mussi, acaba de assinar os protocolos de recebimento das oito experiências. Elas estavam lacradas dentro de um sala da Embaixada do Brasil na Rússia.

Dos experimentos brasileiros, apenas um será verificado hoje (9). É o que testa os mecanismos de reparo do DNA (ácido desoxirribonucleico) de bactérias, para ver se funcionam da mesma maneira fora da Terra. Os outros seguem para São José dos Campos (SP) provavelmente amanhã, segundo o coordenador das experiências brasileiras na missão, Flávio de Azevedo Correa.

SIGA-NOS NO Google News