Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aqüífero Guarani na pauta de discussões do Fórum Mundial

Assessoria - 12 de março de 2009 - 09:10

O maior reservatório subterrâneo de água doce do planeta, o aqüífero Guarani deve entrar na pauta de discussões do quinto Fórum Mundial da Água, que vai acontecer em Istambul, na Turquia, entre os dias 16 e 22 de março. O objetivo do Fórum é alertar para os riscos do uso irresponsável da água e propor alternativas para o consumo consciente e sustentável. Pela primeira vez em cinco anos, o Fórum vai destinar três dias para que parlamentares de todo o mundo discutam e troquem idéias sobre os problemas relacionados aos recursos hídricos. A Senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) integra a delegação de deputados e senadores que vão representar o Brasil no evento.

Marisa Serrano é membro titular da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle desde o início do mandato, em 2006. Ela é a relatora da Subcomissão Temporária do Fórum das Águas das Américas e Fórum Mundial da Água. Marisa deve propor a discussão do Aqüífero Guarani no encontro. O Aqüífero ocupa uma região equivalente ao tamanho da Inglaterra, França e Espanha. São 1,2 milhão de km² de área linear. A espessura varia de 100 metros a 130 metros em algumas regiões.

Segundo Marisa, O Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai estão com um fundo mundial de recursos da OEA para auxiliá-los no monitoramento do subsolo da região. Ela acredita que é preciso alterara a lei: “cada estado brasileiro tem a sua própria legislação quanto ao subsolo. Só que o aqüífero Guarani não pode ficar restrito apenas ao que um estado pensa, ao que São Paulo pensa ou ao que pensa Mato Grosso do Sul, estado que por quase toda extensão passa o aqüífero Guarani. Qualquer contaminação ao aqüífero Guarani prejudica o Brasil e os países vizinhos”. Marisa afirma que é necessário que todos preservem a água potável e doce, e, assim, garantam o recurso para as futuras gerações.

Além da senadora tucana Marisa Serrano (PSDB/MS), irão ao Fórum Mundial da Água os senadores Leomar Quintanilha (PMDB/TO), Renato Casagrande (PSB/ES), César Borges (PR/BA), Fátima Cleide (PT/RO) e João Pedro (PT/AM). A delegação também é formada por diversos deputados federais.

SIGA-NOS NO Google News